Banca de DEFESA: LUCIANA FREITAS DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA FREITAS DE MEDEIROS
DATA: 08/07/2016
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia

FONTES ORGÂNICAS, POLÍMERO HIDROABSORVENTE E FERTILIZANTE ORGANOMINERAL NA ACLIMATAÇÃO DE MUDAS DE CULTIVARES DE ABACAXIZEIRO

FRUTICULTURA. Ananas comosus. propagação.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia

A micropropagação aparece como uma alternativa de propagação de cultivares de abacaxizeiro. Apesar das muitas vantagens oferecidas por esta técnica, para abacaxizeiro, há dificuldade no enraizamento e lentidão no crescimento das mudas, necessitando de um longo período de aclimatação em casa de vegetação. Experimento 1: O objetivo do presente trabalho foi avaliar fontes orgânicas e polímero hidrorretentor em cultivares de abacaxizeiro na fase de aclimatação. O experimento foi instalado e conduzido em casa de vegetação localizada no Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), situada na cidade de Mossoró/RN. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 2 x 3, sendo 2 (duas) cultivares de abacaxizeiro (‘Imperial’ e ‘Vitória’); 2 (dois) usos do hidrogel (com e sem adição do hidrogel no substrato) e 3 (três) fontes orgânicas testadas (esterco bovino, esterco caprino e composto orgânico), totalizando 12 tratamentos com 4 repetições e 5 mudas por parcela. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, conforme o esquema fatorial adotado, sendo as mé dias significativas comparadas pelo teste de Scott Knott, a 5% de probabilidade. A ‘Imperial’ alcançou características de crescimento adequadas para a transferência ao campo mais precocemente que a ‘Vitória; os estercos bovino e caprino foram as fontes orgânicas que proporcionaram maiores incrementos nas características de crescimento em ambas cultivares; o esterco bovino no também proporcionou maior ganho nutricional às mudas de abacaxizeiro; o uso do hidrogel não favoreceu o crescimento da parte aérea das cultivares; no entanto contribuiu para o aumento de peso da massa seca do sistema radicular quando incorporado ao esterco bovino em ambas as cultivares; a ‘Imperial’ foi superior no aporte de macronutrientes para as folhas das mudas que a ‘Vitória’ aos 270 dias de aclimatação. Experimento 2: Esse experimento objetivou avaliar o fertilizante organomineral no crescimento e nutrição de cultivares de abacaxizeiro na fase de aclimatação. O experimento foi instalado e conduzido em casa de vegetação localizada no Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), situada na cidade de Mossoró/RN. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 5, sendo 2 (duas) cultivares de abacaxizeiro (‘Imperial’ e ‘Vitória’) e 5 (cinco) doses do fertilizante organomineral (0; 2,5; 5; 7,5 e 10g), totalizando 10 tratamentos com 4 repetições e 5 mudas por parcela. A análise estatística foi realizada com auxílio do programa computacional, sendo as médias dos tratamentos dos dados qualitativos comparadas pelo teste de Scott-Knott, ao nível de 5% de probabilidade; enquanto os dados quantitativos foram submetidos à análise de regressão, e os modelos matemáticos ajustados com auxílio do software TableCurve, com significância para o Teste t (p<0,05) para os parâmetros da equação. A ‘Imperial’ alcançou características de crescimento adequadas para a transferência ao campo mais precocemente que a ‘Vitória; as doses do fertilizante organomineral fosfatado que proporcionou maior ganho para as características biométricas foram de 10g e 5g para ‘Vitória’ e ‘Imperial’, respectivamente; Somente os nutrientes K, Ca e Mn foram influenciados pelas doses do fertilizante organomineral fosfatado; em doses crescentes do fertilizante organomineral fosfatado, ‘Vitória’ e ‘Imperial’ tiveram teores foliares semelhantes para P e Mg; para ‘Imperial’ a adubação fosfatada proporcionou maiores incrementos no teor foliar de K e Ca. No entanto, para ‘Vitória’ somente o teor foliar de Ca foi afetado pelas doses crescentes do organomineral fosfatado.

Externo à Instituição - DJANGO JESUS DANTAS - NENHUMA
Externo à Instituição - GRAZIANNY ANDRADE LEITE - UFRPE