Banca de DEFESA: KARLA DIANA DA SILVA SOMBRA - (Retificação)

DISCENTE: KARLA DIANA DA SILVA SOMBRA

DATA: 28/02/2011

LOCAL: Miniauditório do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia

Reação de cultivares de meloeiro à mosca minadora

Cucumis melo, Liriomyza sativae, Suscetibilidade

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias

ÁREA: Agronomia

SUBÁREA: Fitotecnia

A mosca minadora Liriomyza sativae (Diptera: Agromyzidae) é uma das principais pragas da cultura do meloeiro (Cucumis melo L.), na região da Chapada do Apodi, nordeste brasileiro. Como alternativa ao uso intenso de agrotóxicos para seu controle, deve ser estimulado cada vez mais o estudo da resistência varietal desta cultura à mosca minadora, método de controle que preconiza a obtenção de material resistente a pragas e doenças. No entanto, como não existem variedades resistentes a esta praga, logo, o presente trabalho teve por objetivo avaliar, em condições de laboratório, a suscetibilidade de dez variedades comerciais de meloeiro em relação à mosca minadora. Avaliaram-se a preferência por oviposição, em testes com e sem chance de escolha, o efeito de antibiose das variedades, sobre a mosca minadora e a correlação entre o número de tricomas presentes nas plantas e a preferência por oviposição. Pode-se concluir que: para o teste com e sem chance de escolha a variedade „Imperial‟ foi a menos preferida para oviposição. Quanto à pilosidade, observou-se que as variedades menos ovipositadas possuíam a maior quantidade de tricomas. Não ocorreu diferença no tempo de desenvolvimento de ovo a adulto entre as variedades avaliadas. Existe uma correlação negativa e significativa, onde indica que as duas variáveis estudadas são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior o número de tricomas menor o numero de larvas/cm2.

Presidente - 1509560 - ELTON LUCIO DE ARAUJO
Interno - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES