Banca de DEFESA: THALITA PASSOS RIBEIRO - (Retificação)

DISCENTE: THALITA PASSOS RIBEIRO

DATA: 21/02/2011

LOCAL: Miniauditório do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia

Maturação, qualidade, compostos bioativos e atividade antioxidante de uvas americanas e dos sucos elaborados no Vale do Submédio São Francisco

uvas para suco, semiárido, ABTS, DPPH.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias

ÁREA: Agronomia

SUBÁREA: Fitotecnia

O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira etapa, avaliou-se a maturação, a qualidade, os compostos bioativos e a atividade antioxidante das cultivares de uva Isabel Precoce e BRS Cora, destinadas à elaboração de sucos, em duas safras sucessivas, no Submédio do Vale do São Francisco. Houve efeito significativo dos tratamentos, número de dias após a frutificação, sobre as variáveis: cor da baga (atributos L, a* e b*), resistência da baga à compressão, acidez titulável (AT), sólidos solúveis (SS), açúcares solúveis totais (AST), antocianinas totais, polifenóis extraíveis totais (PET) e atividade antioxidante (AAT), tanto pelo método do ABTS quanto do DPPH, analisadas em cada cultivar nas duas safras de produção: primeiro e segundo semestre de 2010. Com relação à massa fresca do cacho, não houve efeito significativo do avanço da maturação na cultivar Isabel Precoce cultivada no segundo semestre de 2010, diferentemente das uvas do primeiro ciclo de produção de 2010 e da cultivar BRS Cora. Na segunda etapa do estudo, foram avaliados a qualidade, os compostos bioativos e a atividade antioxidante dos sucos de uvas elaborados das cultivares em estudo. Para as variáveis físico-químicas e químicas do suco: AT; SS; AST; antocianinas totais; PET e AAT, determinada pelos métodos ABTS e DPPH, foram observadas diferenças significativas dos tratamentos, número de dias após a frutificação, sobre as cultivares Isabel Precoce e BRS Cora, nas duas safras de produção de 2010. As uvas Isabel Precoce e BRS Cora produzidas sob as condições do Vale do São Francisco apresentam potencial de cultivo, bem como os sucos elaborados a partir destas cultivares, que possuem boa qualidade, além de altos teores de compostos bioativos e elevada AAT. Essas características foram influenciadas pelas variações intranuais, tendo sido potencializadas quando a poda foi realizada em período de temperaturas mais amenas e a colheita quando a temperatura foi elevada.

Externo ao Programa - 328.975.538-04 - CELSO VALDEVINO POMMER - UNIFESP
Externo à Instituição - MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA - EMBRAPA