Banca de DEFESA: ADRIANO DA SILVA ALMEIDA - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ADRIANO DA SILVA ALMEIDA

DATA: 07/04/2009

LOCAL: Sede da Embrapa Agroindústria Tropical - Fortaleza/CE

Qualidade, compostos bioativos e atividade antioxidante total de pedúnculos de cajueiros e frutos umbuzeiros nativos do semi-árido do Piauí

fruteiras nativas, recursos genéticos, agregação de valor.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias

ÁREA: Agronomia

SUBÁREA: Fitotecnia

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade, os conteúdos de compostos bioativos e a atividade antioxidante total de pedúnculos de cajuizeiros (Anacardium microcarpum Ducke) e frutos de umbuzeiros (Spondias Tuberosa Arruda) de diferentes genótipos nativos da região semi-árida do Piauí. Foram colhidos manualmente pedúnculos de 14 genótipos de cajuizeiros no estádio de maturação fisiológica e frutos de 12 genótipos de umbuzeiros no estádio de maturação de vez. As características avaliadas foram peso, diâmetro, comprimento, firmeza, cor, sólidos solúveis totais (SST), acidez total titulável (ATT), pH, relação SST/ATT, vitamina C, açúcares solúveis totais e redutores, carotenóides, flavonóides, polifenóis e atividade antioxidante total pelos métodos ABTS, ácido linoléico/-caroteno e DPPH. Para cada espécie foram utilizadas 25 repetições por planta para a análise física e três repetições para as análises químicas. Os dados obtidos foram analisados através de estatística descritiva utilizando o programa Genes. A caracterização morfológica dos pedúnculos de genótipos de cajuizeiro demonstrou que há uma grande variabilidade genética para esta espécie na região Semi-Árida do Piauí. Entre os genótipos predominaram os pedúnculos de cor amarela e os genótipos 2, 3, 6, 9 e 11 apresentaram os melhores valores de sólidos solúveis, firmeza e açúcares totais, indicando um bom potencial para o mercado de mesa. O teor de vitamina C foi bastante elevado para a maioria dos pedúnculos dos genótipos avaliados, apresentando valores acima de 200 mg/100g. Observou-se também que existe uma relação direta entre os polifenóis e a atividade antioxidante total. Os pedúnculos dos genótipos 2 e 10 se destacaram dos demais por apresentarem os melhores valores de vitamina C, polifenóis extraíveis totais e a atividade antioxidante total pelos dois métodos. Quanto ao umbuzeiro, do ponto de vista dos recursos genéticos, os frutos mostraram pequena variabilidade morfológica, sendo bastante uniformes quanto a peso total, comprimento e diâmetro, portanto, um bom indicador para o processamento, associado à acidez elevada e ao rendimento acima de 85% encontrado na maioria dos genótipos. A atividade antioxidante nos frutos de umbuzeiro oscilou de 1,12 a 3,89 μM de Trolox/g de polpa fresca. A maior % de inibição de oxidação foi observada na concentração de 300 g/L, e os genótipos que mais se destacaram foram o 4, 2 e 11 com 83,78%, 82,70% e 81,60% de inibição da oxidação respectivamente.

Interno - 438.404.003-25 - CARLOS FARLEY HERBSTER MOURA - EMBRAPA
Externo ao Programa - 024.411.604-00 - MANOEL ABÍLIO DE QUEIROZ - UNEB