Banca de DEFESA: RANIERI PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RANIERI PEREIRA DA SILVA
DATA: 20/12/2013
LOCAL: SALA 01 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA DA UFERSA

ANÁLISE E IMPLICAÇÃO DO USO DE AGROTÓXICO EM COQUEIRO NO PERÍMETRO IRRIGADO DE SÃO GONÇALO – SOUSA/PB

Agrotóxicos; pulverização; intoxicação; sintomas; agricultor

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia

O uso indiscriminado de agrotóxicos provoca desequilíbrio no meio ambiente e coloca em risco a saúde dos agricultores e consumidores. O objetivo deste trabalho foi elucidar a realidade atual da utilização dos agrotóxicos em cultivos de coqueiro no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, Sousa – PB. A pesquisa foi desenvolvida de março a dezembro de 2011, com 238 agricultores selecionados através de amostragem aleatória simples. Para coleta dos dados foi usado um formulário com questões relacionadas à identificação do agricultor e da propriedade, uso de agrotóxicos e saúde do agricultor. Foram feitas visitas de campo para observar como as pulverizações estavam sendo realizadas. A análise dos questionários forneceu os seguintes resultados: a idade dos agricultores variou de 20 a 67 anos; com relação à escolaridade 65,0% cursaram da 1ª a 8ª série e 20,6% são analfabetos; quanto à relação de trabalho 87,8% eram proprietários, 9,7% diaristas, 1,7% assalariados e 0,8% parceiros; as áreas das propriedades variaram de 1 a 10 ha, mas 71,4% têm de 3 a 4 ha; são usados 10 princípios ativos para o controle de pragas e 3 para o controle de plantas daninhas; todos os agricultores usam o pulverizador costal manual, mas apenas 9,7% recebia orientação técnica para o uso dos agrotóxicos; o Triazofós era usado a cada 15, 20 e 30 dias por 25,5%, 19,3% e 24,0% respectivamente; os agrotóxicos são armazenados em depósito ou escondidos no lote por 49,3% e 39,4% dos agricultores respectivamente; apenas 2,8% fazem a destinação correta das embalagens; a leitura da bula é feita por 42,9%; o significado das figuras e das faixas dos rótulos era entendido por cerca de 79%; com relação a práticas de trabalho, higiene e medidas de segurança na aplicação de agrotóxicos pelos agricultores, foi verificado que 27,2% pulverizam em mais de uma propriedade, 14,1% usavam a mesma roupa sem lavar quando pulverizavam, 9,2% fumavam ou ingeriam líquido ou sólido enquanto estavam pulverizando, 47,3% realizavam a tríplice lavagem e apenas 6,0% faziam uso de EPI; quanto a frequência de pulverização por mês, 62,5% trabalhavam de 1 a 3 dias pulverizando, mas 3,3% trabalhavam de 22 a 24 dias nessa atividade; os principais sintomas relatados pelos agricultores foram dor de cabeça (40,8%), diminuição da visão (34,2%), tontura (28,3%), enjoo (22,3%), irritação na pele (19,0%) e secura na garganta (19,0%), sendo pelo menos um desses sintomas relatado por 72,3% dos agricultores; foram referidas 6 doenças crônicas associadas aos agrotóxicos e 57 (24,0%) casos de intoxicações; não houve relato de óbito causado pelo trabalho com agrotóxicos, e dos agricultores intoxicados apenas 5,4% foram hospitalizados. A baixa escolaridade de 65% e 20,6% de analfabetos dificulta ou impossibilita o entendimento do uso correto dos agrotóxicos pelos agricultores. A falta de monitoramento do ácaro da necrose do coqueiro faz com que os agricultores usem agrotóxicos com mais frequência. Por falta de orientação técnica, 89,9% dos agricultores recorrem aos lojistas e amigos para orientação sobre o uso de agrotóxicos. Os agricultores estão constantemente expostos aos riscos de intoxicação, e, pelos sintomas informados, inferiu-se que os agricultores estão sendo contaminados por agrotóxicos.

Externo à Instituição - EVERALDO MARIANO GOMES - CEFET-PB
Externo à Instituição - JOSERLAN NONATO MOREIRA - CEFET-PB
Externo à Instituição - MARCOS ANTÔNIO BARBOSA MOREIRA - EMBRAPA
Externo ao Programa - 110.076.994-34 - PATRICIO BORGES MARACAJA - UFCG