A MEDIAÇÃO COGNITIVA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA PESSOA DIAGNOSTICADA COM AUTISMO NO MUNICÍPIO DE AREIA BRANCA/RN
Acessibilidade. Cognição. Linguagem e Educação. Mediação. Tecnologia e Didática. Processo de ensino-aprendizagem.
Esta pesquisa tem por objetivo geral, investigar a mediação cognitiva/ afetiva das tecnologias assistivas no processo de inclusão de pessoas com deficiência no município de Areia Branca/RN, a partir do trabalho com o recurso tecnológico tablet (touch). Para que o estudo tenha seja bem-sucedido pretende-se elaborar um diário de bordo, observando diariamente crianças com autismo e desenvolvendo-as com atividades que se concretizam através da manipulação de tecnologias. A metodologia utilizada na pesquisa é a cartográfica com abordagem qualitativa. Entre os autores que auxiliam na fundamentação teórica, estão Piaget (1973); Maturana e Varela (1980) e Pellanda (2022). Após o término da pesquisa, pretende-se identificar os aplicativos e/ou recursos de tecnologias assistivas utilizados pelos alunos com autismo, o que permitirá que a inclusão educacional seja efetivada nas escolas de Areia Branca/RN, bem como os déficits presentes neste cenário. Espera-se que, através de oficinas, desenvolvidas pelos professores, o pesquisador do estudo e os profissionais que dominam adequadamente as tecnologias assistivas, tenham suas dúvidas esclarecidas em relação a como manusear os recursos tecnológicos em sala de aula e quais os melhores aplicativos para despertar o interesse dos alunos com autismo em seu processo de desenvolvimento.