|
Dissertações |
|
1
|
-
LUCELIA KELLY ALENCAR DE MEDEIROS
-
BEM-ESTAR SUBJETIVO: A INFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO COGNITIVA E AFETIVA NA CONSTRUÇÃO DA SAÚDE MENTAL
-
Orientador : REMERSON RUSSEL MARTINS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAO MARIO PESSOA JUNIOR
-
JOÃO CARLOS ALCHIERI
-
REMERSON RUSSEL MARTINS
-
Data: 27/02/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo apresenta como objetivo principal avaliar a relação entre o Bem-Estar Subjetivo (BES) e a Saúde Mental dos técnicos administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), câmpus Mossoró. Embasou-se no Modelo de Saúde Mental Completa a fim de compreender-se essa relação, enfatizando-se os aspectos positivos e negativos do funcionamento psíquico. Contou-se com a participação de 215 TAE, com idade média de 35,21 anos (± 8,13 anos) e 52,1% do sexo masculino. Para a coleta de dados aplicou-se o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), a Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES) e questionário sociobiodemográfico. A análise dos dados demonstrou correlação estatísticas significativa entre o SRQ-20 e a subescala de Afeto Negativo do EBES, ao mesmo tempo que evidenciou correlação negativa entre o SRQ-20 e as subescalas positivas do EBES (afeto positivo e satisfação com a vida). A análise estatística evidenciou também diferenças significativas entre as variáveis sociobiodemográficas e os níveis de sofrimento mental e de bem-estar subjetivo. Acerca das variáveis referentes a aspectos acadêmicos e à vida laboral, observou-se pequena influência diante das médias de sofrimento psíquico e BES, constatando-se correlação estatística somente entre a área de formação dos TAE e os índices de satisfação com a vida. Enquanto isso, observou-se que as atividades realizadas pelos sujeitos fora da instituição apresentam correlação com os níveis tanto de sofrimento psíquico, como de BES. Assim sendo, verificou-se relação entre os indicadores de Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental dos técnicos administrativos em educação.
-
Mostrar Abstract
-
O presente estudo apresenta como objetivo principal avaliar a relação entre o Bem-Estar Subjetivo (BES) e a Saúde Mental dos técnicos administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), câmpus Mossoró. Embasou-se no Modelo de Saúde Mental Completa a fim de compreender-se essa relação, enfatizando-se os aspectos positivos e negativos do funcionamento psíquico. Contou-se com a participação de 215 TAE, com idade média de 35,21 anos (± 8,13 anos) e 52,1% do sexo masculino. Para a coleta de dados aplicou-se o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), a Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES) e questionário sociobiodemográfico. A análise dos dados demonstrou correlação estatísticas significativa entre o SRQ-20 e a subescala de Afeto Negativo do EBES, ao mesmo tempo que evidenciou correlação negativa entre o SRQ-20 e as subescalas positivas do EBES (afeto positivo e satisfação com a vida). A análise estatística evidenciou também diferenças significativas entre as variáveis sociobiodemográficas e os níveis de sofrimento mental e de bem-estar subjetivo. Acerca das variáveis referentes a aspectos acadêmicos e à vida laboral, observou-se pequena influência diante das médias de sofrimento psíquico e BES, constatando-se correlação estatística somente entre a área de formação dos TAE e os índices de satisfação com a vida. Enquanto isso, observou-se que as atividades realizadas pelos sujeitos fora da instituição apresentam correlação com os níveis tanto de sofrimento psíquico, como de BES. Assim sendo, verificou-se relação entre os indicadores de Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental dos técnicos administrativos em educação.
|
|
2
|
-
EMANUELLA RODRIGUES VERAS DA COSTA PAIVA
-
A TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PARÂMETROS CURRICULARES E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NO CURSO DE FÍSICA DA UERN CÂMPUS CENTRAL, MOSSORÓ/RN
-
Orientador : ALAN MARTINS DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALAN MARTINS DE OLIVEIRA
-
EDSON VICENTE DA SILVA
-
MÁRCIA REGINA FARIAS DA SILVA
-
Data: 15/03/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Por meio da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, a educação ambiental deve ser desenvolvida em todos os níveis de ensino, como prática educativa integrada, contínua, permanente e de forma transversal e interdisciplinar. Na educação superior, a temática ambiental possibilita fomentar aspectos relacionados à cidadania, sustentabilidade e a responsabilidade profissional com a preservação ambiental. Contudo, na literatura, não existe uma receita específica para abordar questões ambientais em cursos de graduação, que atenda o que preconiza a o PNEA e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, o que caracteriza um desafio, que requer projetos pedagógicos coerentes com esse propósito e a capacitação de professores. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo, analisar a abordagem da Educação Ambiental na Licenciatura em Física, Câmpus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, em Mossoró-RN. Como procedimentos metodológicos foram adotadas técnicas quali-quantitativas. Foi realizada investigação nos documentos institucionais: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, Projeto Pedagógico Institucional – PPI, Projeto Pedagógico do Curso – PPC e outros documentos pertinentes relativos aos procedimentos pedagógicos no âmbito do curso. Nos aspectos legais, foram analisadas a PNEA e as Diretrizes Nacionais Curriculares – DCNs para o curso de Física, dentre outras normativas. Ainda, foi feito um levantamento minucioso de dados referentes aos projetos e atividades de pesquisa e extensão para verificar a transversalidade da temática ambiental nessas ações. A análise quantitativa constou da aplicação e análise de um questionário estruturado com perguntas fechadas em escala Likert e questões abertas, com 100% dos professores do curso. A temática educação ambiental está presente nos documentos formais da UERN e do curso de física, de forma coerente ao que preconiza a legislação. Com efeito, nas ações de ensino, pesquisa e extensão, não se verificam ações sistemáticas da abordagem transversal e permanente. O corpo docente reconhece a necessidade da efetivação da proposta pedagógica quanto à educação ambiental, mas a prática pedagógica dos professores, com frequência são fortemente direcionadas para suas áreas de formação stricto sensu. O reconhecimento da importância da proposta pedagógica por parte dos professores, que se verificou nesta pesquisa, pode ser o caminho para que a práxis em sala de aula venha a refletir diretamente na formação acadêmica dos estudantes da licenciatura em física da UERN. A formação continuada de docentes, o acompanhamento, a avaliação e a meta-avaliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão são estratégias importantes na efetivação da educação ambiental como tema transversal e permanente.
-
Mostrar Abstract
-
Por meio da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, a educação ambiental deve ser desenvolvida em todos os níveis de ensino, como prática educativa integrada, contínua, permanente e de forma transversal e interdisciplinar. Na educação superior, a temática ambiental possibilita fomentar aspectos relacionados à cidadania, sustentabilidade e a responsabilidade profissional com a preservação ambiental. Contudo, na literatura, não existe uma receita específica para abordar questões ambientais em cursos de graduação, que atenda o que preconiza a o PNEA e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, o que caracteriza um desafio, que requer projetos pedagógicos coerentes com esse propósito e a capacitação de professores. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo, analisar a abordagem da Educação Ambiental na Licenciatura em Física, Câmpus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, em Mossoró-RN. Como procedimentos metodológicos foram adotadas técnicas quali-quantitativas. Foi realizada investigação nos documentos institucionais: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, Projeto Pedagógico Institucional – PPI, Projeto Pedagógico do Curso – PPC e outros documentos pertinentes relativos aos procedimentos pedagógicos no âmbito do curso. Nos aspectos legais, foram analisadas a PNEA e as Diretrizes Nacionais Curriculares – DCNs para o curso de Física, dentre outras normativas. Ainda, foi feito um levantamento minucioso de dados referentes aos projetos e atividades de pesquisa e extensão para verificar a transversalidade da temática ambiental nessas ações. A análise quantitativa constou da aplicação e análise de um questionário estruturado com perguntas fechadas em escala Likert e questões abertas, com 100% dos professores do curso. A temática educação ambiental está presente nos documentos formais da UERN e do curso de física, de forma coerente ao que preconiza a legislação. Com efeito, nas ações de ensino, pesquisa e extensão, não se verificam ações sistemáticas da abordagem transversal e permanente. O corpo docente reconhece a necessidade da efetivação da proposta pedagógica quanto à educação ambiental, mas a prática pedagógica dos professores, com frequência são fortemente direcionadas para suas áreas de formação stricto sensu. O reconhecimento da importância da proposta pedagógica por parte dos professores, que se verificou nesta pesquisa, pode ser o caminho para que a práxis em sala de aula venha a refletir diretamente na formação acadêmica dos estudantes da licenciatura em física da UERN. A formação continuada de docentes, o acompanhamento, a avaliação e a meta-avaliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão são estratégias importantes na efetivação da educação ambiental como tema transversal e permanente.
|
|
3
|
-
ÉBERTE VALTER DA SILVA FREITAS
-
PLATAFORMA PARA OTIMIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO GERIÁTRICA AMPLA NA ATENÇÃO BÁSICA
-
Orientador : REMERSON RUSSEL MARTINS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BRUNO DE SOUSA MONTEIRO
-
CICÍLIA RAQUEL MAIA LEITE
-
REMERSON RUSSEL MARTINS
-
Data: 12/04/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O aumento do envelhecimento da população e da multimorbidade conduzem a uma maior demanda por cuidados e maiores gastos com saúde. As tecnologias emergentes, especificamente as plataformas de saúde eletrônica e móveis, podem ser usadas para prevenir doenças e ajudar os idosos e profissionais da saúde a manterem uma vida saudável e funcional. Este estudo desenvolveu e avaliou uma plataforma m-health para Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) a ser utilizada na atenção básica, proporcionando ao profissional indicações de ação preventiva e, consequente, retardo do estabelecimento de danos à saúde de idosos. Trata-se de uma pesquisa exploratória na modalidade de desenvolvimento tecnológico, com abordagem quantitativa, dividida em três etapas: seleção dos testes da AGA; processo de design; e, implementação do modelo conceitual. Na primeira, foi feita uma revisão narrativa e integrativa da literatura sobre escalas de avaliação de idosos empregadas no Brasil e no mundo; a seguir, foi feita a filtragem, e seleção das escalas a comporem a plataforma móvel, dentro do universo de testes obtidos na etapa anterior, por dois especialistas (1 em neurologia e 1 em saúde da pessoa idosa); e, por fim a avaliação de profissional da área de saúde coletiva para referendar as escalas selecionadas considerando sua exequibilidade e sensibilidade para atenção básica. A definição do modelo conceitual ocorreu, através de estudo das funcionalidades do produto, seus requisitos e, modelando-o através de diagramas UML. Após a implementação do modelo conceitual, foi feita avaliação via formulário MARS (1 = inadequado e 5 = excelente) junto a 11 profissionais da área da saúde da atenção básica e 11 das TIC para formação de feedback de sugestões. O estudo foi aprovado pelo CEP com parecer nº 3.181.233. A revisão resultou em 29 escalas, destas, 9 foram selecionadas para a biblioteca de avaliações da m-health. A modelagem do sistema definiu a necessidade deste realizar uma anamnese inicial; conter exames físicos, mentais e funcionais em sua biblioteca; levantar problemas e identificar prioridades conforme os resultados, e assim sugerir uma opção de intervenção, sendo ainda, definido os pré-requisitos, as classes e os relacionamentos dos sujeitos envolvidos. A versão beta da plataforma foi avaliada positivamente (mediana geral = 4,0 [4,0-4,25]) e superior a 4 em todas as dimensões (engajamento = 4,0 [4,0-4,0]; funcionalidade = 4,5 [4,0-5,0]; estética = 4,0 [3,0-5,0]; e informações = 4,0 [4,0-4,0]), obtendo Krippendorff’s Alpha igual a 0,13. A avaliação por áreas também foi positiva tanto da área biomédica quanto das TIC, obtendo respectivamente, 4,0 [4,0-4,0] e 4,0 [4,0-4,0] na dimensão engajamento; 5,0 [4,0-5,0] e 4,0 [4,0-5,0] na dimensão funcionalidade; 4,0 [3,0- 5,0] e 4,0 [3,04,0] em estética; e, 4,0 [4,0-5,0] e 4,0 [3,5-4,0] na dimensão informação). A plataforma mhealth para Avaliação Geriátrica Ampla a ser utilizada na atenção básica desenvolvida detém alto grau de qualidade de acordo com os profissionais das TIC e os potenciais usuários.
-
Mostrar Abstract
-
O aumento do envelhecimento da população e da multimorbidade conduzem a uma maior demanda por cuidados e maiores gastos com saúde. As tecnologias emergentes, especificamente as plataformas de saúde eletrônica e móveis, podem ser usadas para prevenir doenças e ajudar os idosos e profissionais da saúde a manterem uma vida saudável e funcional. Este estudo desenvolveu e avaliou uma plataforma m-health para Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) a ser utilizada na atenção básica, proporcionando ao profissional indicações de ação preventiva e, consequente, retardo do estabelecimento de danos à saúde de idosos. Trata-se de uma pesquisa exploratória na modalidade de desenvolvimento tecnológico, com abordagem quantitativa, dividida em três etapas: seleção dos testes da AGA; processo de design; e, implementação do modelo conceitual. Na primeira, foi feita uma revisão narrativa e integrativa da literatura sobre escalas de avaliação de idosos empregadas no Brasil e no mundo; a seguir, foi feita a filtragem, e seleção das escalas a comporem a plataforma móvel, dentro do universo de testes obtidos na etapa anterior, por dois especialistas (1 em neurologia e 1 em saúde da pessoa idosa); e, por fim a avaliação de profissional da área de saúde coletiva para referendar as escalas selecionadas considerando sua exequibilidade e sensibilidade para atenção básica. A definição do modelo conceitual ocorreu, através de estudo das funcionalidades do produto, seus requisitos e, modelando-o através de diagramas UML. Após a implementação do modelo conceitual, foi feita avaliação via formulário MARS (1 = inadequado e 5 = excelente) junto a 11 profissionais da área da saúde da atenção básica e 11 das TIC para formação de feedback de sugestões. O estudo foi aprovado pelo CEP com parecer nº 3.181.233. A revisão resultou em 29 escalas, destas, 9 foram selecionadas para a biblioteca de avaliações da m-health. A modelagem do sistema definiu a necessidade deste realizar uma anamnese inicial; conter exames físicos, mentais e funcionais em sua biblioteca; levantar problemas e identificar prioridades conforme os resultados, e assim sugerir uma opção de intervenção, sendo ainda, definido os pré-requisitos, as classes e os relacionamentos dos sujeitos envolvidos. A versão beta da plataforma foi avaliada positivamente (mediana geral = 4,0 [4,0-4,25]) e superior a 4 em todas as dimensões (engajamento = 4,0 [4,0-4,0]; funcionalidade = 4,5 [4,0-5,0]; estética = 4,0 [3,0-5,0]; e informações = 4,0 [4,0-4,0]), obtendo Krippendorff’s Alpha igual a 0,13. A avaliação por áreas também foi positiva tanto da área biomédica quanto das TIC, obtendo respectivamente, 4,0 [4,0-4,0] e 4,0 [4,0-4,0] na dimensão engajamento; 5,0 [4,0-5,0] e 4,0 [4,0-5,0] na dimensão funcionalidade; 4,0 [3,0- 5,0] e 4,0 [3,04,0] em estética; e, 4,0 [4,0-5,0] e 4,0 [3,5-4,0] na dimensão informação). A plataforma mhealth para Avaliação Geriátrica Ampla a ser utilizada na atenção básica desenvolvida detém alto grau de qualidade de acordo com os profissionais das TIC e os potenciais usuários.
|
|
4
|
-
MARIA NAFTALLY DANTAS BARBOSA
-
INSTAGRAM: AS PUBLICAÇÕES DE “AMIGOS VIRTUAIS” COMO ATIVADORES DO CONSUMO DE USUÁRIOS
-
Orientador : YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
-
JUDSON DA CRUZ GURGEL
-
VIVIANE SANTOS SALAZAR
-
Data: 12/04/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O processo de ativação é um aspecto recorrente do efeito priming, constituído por táticas de influência e persuasão que desencadeiam respostas automáticas, conscientes ou inconscientes, influenciando estereótipos, ações e comportamentos subsequentes. Com isso, esta investigação está centrada em analisar como as publicações de amigos virtuais da rede social Instagram ativam o consumo de usuários. Para alcançar esse objetivo geral, foram determinados os seguintes objetivos específicos: (I) identificar se o consumo é ativado de forma consciente ou inconsciente; (II) verificar o perfil dos amigos que ativam o consumo no Instagram; (III) investigar os fatores positivos e negativos das publicações que realizam essa ativação nos usuários. Um estudo de caso qualitativo foi realizado com os usuários ativos em duas etapas, por meio de uma entrevista coletiva e entrevistas individuais. Ao todo, trinta e três sujeitos participaram das entrevistas semiestruturadas, que foram examinadas por meio da análise de conteúdo com apoio do software Atlas.ti. Os resultados indicaram a existência de consciência dos usuários a respeito dos estímulos ao qual são expostos e, além disso, eles conseguem perceber os efeitos dessa influência em seu consumo. As publicações da família, amigos e artistas/influenciadores digitais são as que os usuários mais consideram no momento de decisão de compra. Essas pessoas possuem o perfil de expressividade, proximidade, confiança, preferências semelhantes e especialidade. Os pontos positivos e negativos das publicações foram destacados, tornando possível compreender que a qualidade do conteúdo partilhado tem papel de destaque no processo de ativação, devido ao fato do Instagram ser uma rede social visual. Com base nos resultados obtidos, nota-se que as publicações dos amigos no Instagram ativam o consumo de diferentes formas, entretanto, isso apenas ocorre se houver representações mentais pré-existentes, isto é, o desejo e a intenção de compra já devem ter sido internalizados na memória dos usuários. Compreende-se que a principal contribuição desta pesquisa esteja em fornecer respaldo teórico-empírico acerca da ativação do consumo em seu contexto virtual, de modo que pesquisadores, empresas e profissionais possam conhecer o consumidor, bem como o conteúdo produzido por esse indivíduo e utilizá-lo estrategicamente em suas ações.
-
Mostrar Abstract
-
O processo de ativação é um aspecto recorrente do efeito priming, constituído por táticas de influência e persuasão que desencadeiam respostas automáticas, conscientes ou inconscientes, influenciando estereótipos, ações e comportamentos subsequentes. Com isso, esta investigação está centrada em analisar como as publicações de amigos virtuais da rede social Instagram ativam o consumo de usuários. Para alcançar esse objetivo geral, foram determinados os seguintes objetivos específicos: (I) identificar se o consumo é ativado de forma consciente ou inconsciente; (II) verificar o perfil dos amigos que ativam o consumo no Instagram; (III) investigar os fatores positivos e negativos das publicações que realizam essa ativação nos usuários. Um estudo de caso qualitativo foi realizado com os usuários ativos em duas etapas, por meio de uma entrevista coletiva e entrevistas individuais. Ao todo, trinta e três sujeitos participaram das entrevistas semiestruturadas, que foram examinadas por meio da análise de conteúdo com apoio do software Atlas.ti. Os resultados indicaram a existência de consciência dos usuários a respeito dos estímulos ao qual são expostos e, além disso, eles conseguem perceber os efeitos dessa influência em seu consumo. As publicações da família, amigos e artistas/influenciadores digitais são as que os usuários mais consideram no momento de decisão de compra. Essas pessoas possuem o perfil de expressividade, proximidade, confiança, preferências semelhantes e especialidade. Os pontos positivos e negativos das publicações foram destacados, tornando possível compreender que a qualidade do conteúdo partilhado tem papel de destaque no processo de ativação, devido ao fato do Instagram ser uma rede social visual. Com base nos resultados obtidos, nota-se que as publicações dos amigos no Instagram ativam o consumo de diferentes formas, entretanto, isso apenas ocorre se houver representações mentais pré-existentes, isto é, o desejo e a intenção de compra já devem ter sido internalizados na memória dos usuários. Compreende-se que a principal contribuição desta pesquisa esteja em fornecer respaldo teórico-empírico acerca da ativação do consumo em seu contexto virtual, de modo que pesquisadores, empresas e profissionais possam conhecer o consumidor, bem como o conteúdo produzido por esse indivíduo e utilizá-lo estrategicamente em suas ações.
|
|
5
|
-
IVENIO DO ESPIRITO SANTO HERMES JUNIOR
-
MACROCAUSAS DA CRIMINALIDADE E DA VIOLÊNCIA: ESTUDO SOBRE O MAPEAMENTO E DIAGNÓSTICO INTERDISCIPLINAR DE CVLIS – CONDUTAS VIOLENTAS LETAIS INTENCIONAIS NO RIO GRANDE DO NORTE (2011 A 2017)
-
Orientador : THADEU DE SOUSA BRANDAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
THADEU DE SOUSA BRANDAO
-
LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
-
JEAN HENRIQUE COSTA
-
Data: 14/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O Mapeamento e Diagnóstico Interdisciplinar de CVLIs – Condutas Violentas Letais Intencionais no Rio Grande do Norte (2011 A 2017) tem por objetivo principal realizar estudo sobre as macrocausas das condutas violentas letais intencionais ocorridas no Rio Grande do Norte. Nessa modelagem, o mapeamento feito, especificamente, dessas condutas no interstício de 2011 a 2017 imergirá nas principais variáveis que permitem que esses eventos sejam plotados no universo estadual, relacionando sua condição de acontecer à sua possível causa, dentro de um microuniverso social de suscetibilidades. Incialmente, será feita uma pesquisa no banco de dados consolidado do OBVIO – Observatório da Violência do Rio Grande do Norte, que será a principal fonte de consulta, pois ele interpola e concatena dados por meio da Plataforma Multifonte que reúne informações do sistema de saúde, do instituto de perícia e da própria investigação qualitativa feita pelo OBVIO. As variáveis utilizadas serão definidas no modelo proposto pelo Observatório Potiguar: 1) Variáveis factuais; 2) Variáveis sociodemográficas; 3) Variáveis situacionais e sociais, e; 4) Macrocausas da criminalidade homicida.
-
Mostrar Abstract
-
O Mapeamento e Diagnóstico Interdisciplinar de CVLIs – Condutas Violentas Letais Intencionais no Rio Grande do Norte (2011 A 2017) tem por objetivo principal realizar estudo sobre as macrocausas das condutas violentas letais intencionais ocorridas no Rio Grande do Norte. Nessa modelagem, o mapeamento feito, especificamente, dessas condutas no interstício de 2011 a 2017 imergirá nas principais variáveis que permitem que esses eventos sejam plotados no universo estadual, relacionando sua condição de acontecer à sua possível causa, dentro de um microuniverso social de suscetibilidades. Incialmente, será feita uma pesquisa no banco de dados consolidado do OBVIO – Observatório da Violência do Rio Grande do Norte, que será a principal fonte de consulta, pois ele interpola e concatena dados por meio da Plataforma Multifonte que reúne informações do sistema de saúde, do instituto de perícia e da própria investigação qualitativa feita pelo OBVIO. As variáveis utilizadas serão definidas no modelo proposto pelo Observatório Potiguar: 1) Variáveis factuais; 2) Variáveis sociodemográficas; 3) Variáveis situacionais e sociais, e; 4) Macrocausas da criminalidade homicida.
|
|
6
|
-
MONALISA TATIANE DE MEDEIROS FREITAS
-
EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: A CAPACIDADE DE INOVAR NO GRUPO DE EMPRESAS PARAIBANAS DE TECNOLOGIA DIGITAL
-
Orientador : YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JUDSON DA CRUZ GURGEL
-
VINICIUS FARIAS MOREIRA
-
YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
-
Data: 17/06/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Com os avanços tecnológicos e o aumento da competitividade, surge a necessidade de conquistar mercados internacionais. Nesse processo de internacionalização, há diversos aspectos envolvidos que precisam ser explorados, dentre eles encontra-se a capacidade de inovar. Com o intuito de desenvolver estudos relacionados a essa dimensão, esta pesquisa tem por finalidade analisar como a capacidade de inovar incide no empreendedorismo internacional de um grupo de empresas de tecnologia digital localizado em João Pessoa/PB. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa que teve como método de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas e como método de análise de dados a análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos dados, pode-se evidenciar a participação expressiva dos dirigentes no processo de inovação e internacionalização, as semelhanças e divergências da capacidade de inovar das três empresas investigadas, especificamente a capacidade de internacionalizar, capacidades técnicas e pessoais dos dirigentes, evolução de produtos e mercados, flexibilidade para reconhecer oportunidades, gerenciamento de recursos, tecnologia, e vantagem competitiva das organizações.
-
Mostrar Abstract
-
Com os avanços tecnológicos e o aumento da competitividade, surge a necessidade de conquistar mercados internacionais. Nesse processo de internacionalização, há diversos aspectos envolvidos que precisam ser explorados, dentre eles encontra-se a capacidade de inovar. Com o intuito de desenvolver estudos relacionados a essa dimensão, esta pesquisa tem por finalidade analisar como a capacidade de inovar incide no empreendedorismo internacional de um grupo de empresas de tecnologia digital localizado em João Pessoa/PB. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa que teve como método de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas e como método de análise de dados a análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos dados, pode-se evidenciar a participação expressiva dos dirigentes no processo de inovação e internacionalização, as semelhanças e divergências da capacidade de inovar das três empresas investigadas, especificamente a capacidade de internacionalizar, capacidades técnicas e pessoais dos dirigentes, evolução de produtos e mercados, flexibilidade para reconhecer oportunidades, gerenciamento de recursos, tecnologia, e vantagem competitiva das organizações.
|
|
7
|
-
ISABELA GÓES DOS SANTOS SOARES
-
USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM ESPAÇOS ESCOLARES PARA CRIANÇAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
-
Orientador : RAIMUNDA HERMELINDA MAIA MACENA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABÍOLA CHAVES FONTOURA
-
MARIA ARIDENISE MACENA FONTENELLE
-
REMERSON RUSSEL MARTINS
-
Data: 25/06/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A escola, como uma instituição social, deve acolher e introduzir novas tecnologias para promover o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ao aprendiz conhecimento holístico sobre diversos objetos. Apesar da relevância das tecnologias educacionais no ambiente escolar infantil, ainda existe uma lacuna na perspectiva do uso das ferramentas tecnologias baseadas em evidências científicas. Este estudo visa conhecer a produção e tendências das pesquisas sobre uso de ferramentas tecnológicas no contexto escolar para crianças, a fim de averiguar as possibilidades para o desenvolvimento cognitivo desses indivíduos. Trata-se de uma revisão sistemática com análise bibliométrica, de natureza quali-quantitativa desenvolvida a partir de fontes secundárias e terciárias disponíveis em bases virtuais. A coleta foi realizada em duas etapas: 1. Revisão sistemática e Análise bibliométrica. Os dados qualitativos referentes a caracterização, qualidade metodológica e enfoques abordados foram apresentados por meio de quadros. Os dados referentes aos indicadores bibliométricos foram analisados por meio de análise estatística descritiva e expressos como distribuições de frequência. Os dados foram tabulados no programa Excel for Windows® 2010 e analisados estatisticamente a partir do Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS), versão 13.0. A revisão sistemática nas bases deu origem a um total de 7.028 publicações, selecionados como amostragem final, para o respectivo estudo, 7 artigos científicos. Os estudos eram em português, 57,1% estavam disponíveis na Scopus; 42,9% foram publicados na Texto Livre e 71,4% em periódicos com qualis B2, nas áreas interdisciplinar, ou educação, ou saúde. Quase 2/3 da amostra possuía nível de evidência 6 (71,4%) e 28,57% nota 4, 57,1% dos estudos têm qualidade metodológica muito baixa, o fator de impacto médio anual dos estudos foi de 0,174 ± 0,272 e o impacto médio dos últimos 5 anos dos estudos foi de 0,400 ± 0,661. Os artigos utilizavam, para crianças, independente do grupo (sadias ou não), ferramentas tecnológicas digitais para melhorar desenvolvimento cognitivo, motor, comunicação e aprendizado. A tecnologia mais abordada são as ferramentas digitais (57,1%) sob diversas formas, tais como aplicativos, livros digitais, computadores e softwares. As habilidades trabalhadas através do uso e da tecnologia, a mais frequente foi o desenvolvimento cognitivo (85,7%). As ferramentas tecnológicas usadas na infância apresentam mais possibilidades do que fragilidades, sendo diversos cenários da produção científica atual brasileira.
-
Mostrar Abstract
-
A escola, como uma instituição social, deve acolher e introduzir novas tecnologias para promover o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ao aprendiz conhecimento holístico sobre diversos objetos. Apesar da relevância das tecnologias educacionais no ambiente escolar infantil, ainda existe uma lacuna na perspectiva do uso das ferramentas tecnologias baseadas em evidências científicas. Este estudo visa conhecer a produção e tendências das pesquisas sobre uso de ferramentas tecnológicas no contexto escolar para crianças, a fim de averiguar as possibilidades para o desenvolvimento cognitivo desses indivíduos. Trata-se de uma revisão sistemática com análise bibliométrica, de natureza quali-quantitativa desenvolvida a partir de fontes secundárias e terciárias disponíveis em bases virtuais. A coleta foi realizada em duas etapas: 1. Revisão sistemática e Análise bibliométrica. Os dados qualitativos referentes a caracterização, qualidade metodológica e enfoques abordados foram apresentados por meio de quadros. Os dados referentes aos indicadores bibliométricos foram analisados por meio de análise estatística descritiva e expressos como distribuições de frequência. Os dados foram tabulados no programa Excel for Windows® 2010 e analisados estatisticamente a partir do Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS), versão 13.0. A revisão sistemática nas bases deu origem a um total de 7.028 publicações, selecionados como amostragem final, para o respectivo estudo, 7 artigos científicos. Os estudos eram em português, 57,1% estavam disponíveis na Scopus; 42,9% foram publicados na Texto Livre e 71,4% em periódicos com qualis B2, nas áreas interdisciplinar, ou educação, ou saúde. Quase 2/3 da amostra possuía nível de evidência 6 (71,4%) e 28,57% nota 4, 57,1% dos estudos têm qualidade metodológica muito baixa, o fator de impacto médio anual dos estudos foi de 0,174 ± 0,272 e o impacto médio dos últimos 5 anos dos estudos foi de 0,400 ± 0,661. Os artigos utilizavam, para crianças, independente do grupo (sadias ou não), ferramentas tecnológicas digitais para melhorar desenvolvimento cognitivo, motor, comunicação e aprendizado. A tecnologia mais abordada são as ferramentas digitais (57,1%) sob diversas formas, tais como aplicativos, livros digitais, computadores e softwares. As habilidades trabalhadas através do uso e da tecnologia, a mais frequente foi o desenvolvimento cognitivo (85,7%). As ferramentas tecnológicas usadas na infância apresentam mais possibilidades do que fragilidades, sendo diversos cenários da produção científica atual brasileira.
|
|
8
|
-
ADRIANO LUCENA DE GÓIS
-
O PENSAR E O FAZER DE PEDAGOGAS NO CAPS
-
Orientador : DEISE JULIANA FRANCISCO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DEISE JULIANA FRANCISCO
-
KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
-
JÚLIO RIBEIRO SOARES
-
Data: 12/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho é uma dissertação de mestrado e trata-se de uma pesquisa que aborda o fazer do pedagogo no seu dia a dia no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O pedagogo por muito tempo foi um profissional formado para trabalhar nos processos educativos existentes dentro da escola. Mas, essa realidade vem mudando e hoje se tem vários campos de atuação dentro e fora da escola, sendo um deles a saúde mental e atenção psicossocial. Dessa forma, traçou-se como objetivo geral analisar a atividade desenvolvida pelo pedagogo no CAPS em cidades do estado do Rio Grande do Norte. E, como objetivos específicos mapear as atividades desenvolvidas pelo pedagogo em CAPS potiguares; Analisar como o pedagogo se percebe como profissional na atenção psicossocial. E ainda investigar a trajetória de vidas das participantes da pesquisa até sua chegada ao CAPS. Foram usados métodos da pesquisa qualitativa, com produção de dados através de uma entrevista com roteiro semiestruturado, na qual os participantes da pesquisa foram indagados sobre seu trabalho. Este momento de entrevista se deu em dois momentos um que partia para a subjetividade das pedagogas e outro que abordava aspectos dos seus fazeres no CAPS. Foram participantes da pesquisa duas pedagogas que atuam na atenção psicossocial em CAPS do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa baseia-se nas teorias de diferentes autores que compõe os campos da saúde mental, da educação, da relação educação e saúde, dos fazeres do pedagogo em espaço não escolares. Os resultados apontam para as muitas e podem-se dizer importantes atividades desenvolvidas pelo pedagogo no CAPS, como oficinas de pintura, inserção e estimulação ao processo de Ensino e de Aprendizagem, dentre outras. Ainda que o pedagogo enfrenta uma série de dificuldades frente à efetivação de seus fazeres na saúde mental. A pouca estruturação dos CAPS se constituem como um empecilho, ou dificultador das práticas deste profissional. Apesar da pouca formação direcionada para o campo psicossocial o que faz hoje o pedagogo nos CAPS potiguares tem sido relevante frente a necessidade dos sujeitos em sofrimento psíquico. Através do momento de coleta de dados se foi possível perceber que as pedagogas percebem seu trabalho como significativo no que se refere a fazeres em saúde mental não só no CAPS, mas como parte integrante da rede de atenção psicossocial do Rio Grande do Norte.
-
Mostrar Abstract
-
Este trabalho é uma dissertação de mestrado e trata-se de uma pesquisa que aborda o fazer do pedagogo no seu dia a dia no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O pedagogo por muito tempo foi um profissional formado para trabalhar nos processos educativos existentes dentro da escola. Mas, essa realidade vem mudando e hoje se tem vários campos de atuação dentro e fora da escola, sendo um deles a saúde mental e atenção psicossocial. Dessa forma, traçou-se como objetivo geral analisar a atividade desenvolvida pelo pedagogo no CAPS em cidades do estado do Rio Grande do Norte. E, como objetivos específicos mapear as atividades desenvolvidas pelo pedagogo em CAPS potiguares; Analisar como o pedagogo se percebe como profissional na atenção psicossocial. E ainda investigar a trajetória de vidas das participantes da pesquisa até sua chegada ao CAPS. Foram usados métodos da pesquisa qualitativa, com produção de dados através de uma entrevista com roteiro semiestruturado, na qual os participantes da pesquisa foram indagados sobre seu trabalho. Este momento de entrevista se deu em dois momentos um que partia para a subjetividade das pedagogas e outro que abordava aspectos dos seus fazeres no CAPS. Foram participantes da pesquisa duas pedagogas que atuam na atenção psicossocial em CAPS do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa baseia-se nas teorias de diferentes autores que compõe os campos da saúde mental, da educação, da relação educação e saúde, dos fazeres do pedagogo em espaço não escolares. Os resultados apontam para as muitas e podem-se dizer importantes atividades desenvolvidas pelo pedagogo no CAPS, como oficinas de pintura, inserção e estimulação ao processo de Ensino e de Aprendizagem, dentre outras. Ainda que o pedagogo enfrenta uma série de dificuldades frente à efetivação de seus fazeres na saúde mental. A pouca estruturação dos CAPS se constituem como um empecilho, ou dificultador das práticas deste profissional. Apesar da pouca formação direcionada para o campo psicossocial o que faz hoje o pedagogo nos CAPS potiguares tem sido relevante frente a necessidade dos sujeitos em sofrimento psíquico. Através do momento de coleta de dados se foi possível perceber que as pedagogas percebem seu trabalho como significativo no que se refere a fazeres em saúde mental não só no CAPS, mas como parte integrante da rede de atenção psicossocial do Rio Grande do Norte.
|
|
9
|
-
RAMIRO DE VASCONCELOS DOS SANTOS JUNIOR
-
OntoHedu: Ontologia para Educação Patrimonial
-
Orientador : GERCIANE MARIA DA COSTA OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO MILTON MENDES NETO
-
GERCIANE MARIA DA COSTA OLIVEIRA
-
JULIANA BASTO DINIZ
-
KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA
-
Data: 23/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Considerando que o campo da cultura tem passado por um processo de informatização e que esta dinâmica tem gerado um grande volume de dados no ambiente virtual, torna-se uma tarefa importante voltar-se para as formas de circulação e de apropriação dessas informações. Portanto, foi realizado um estudo sobre o Lajedo da Soledade, sítio arqueológico localizado em Soledade, distrito de Apodi, no Rio Grande do Norte. Por meio desses estudos, levantou-se insumos sobre educação patrimonial, no qual foram usados no mapeamento do conhecimento do Lajedo de forma a dar suporte à aprendizagem no campo escolar e não escolar. Para mapear todo o acervo e disponibilizá-lo livremente ao público (escolar e não escolar), foi necessário desenvolver uma tecnologia capaz de armazenar todos os dados, inferi-los e, posteriormente, por meio deles, gerar conhecimento. Desta forma, esta pesquisa apresenta uma ontologia denominada OntoHedu para a modelagem do domínio patrimônio arqueológico. Sua especificação se deu a partir dos conhecimentos extraídos da revisão de literatura e do estudo de caso no sítio arqueológico. Uma aplicação Web denominada WebHedu foi desenvolvida e integrada a OntoHedu para disseminar, compartilhar, buscar e recuperar informações por meio de suas funcionalidades, servindo de interface aos sujeitos que a utilizam. Realizou-se a validação dos artefatos junto com os especialistas do sítio arqueológico por meio do modelo de aceitação de tecnologia TAM.
-
Mostrar Abstract
-
Considerando que o campo da cultura tem passado por um processo de informatização e que esta dinâmica tem gerado um grande volume de dados no ambiente virtual, torna-se uma tarefa importante voltar-se para as formas de circulação e de apropriação dessas informações. Portanto, foi realizado um estudo sobre o Lajedo da Soledade, sítio arqueológico localizado em Soledade, distrito de Apodi, no Rio Grande do Norte. Por meio desses estudos, levantou-se insumos sobre educação patrimonial, no qual foram usados no mapeamento do conhecimento do Lajedo de forma a dar suporte à aprendizagem no campo escolar e não escolar. Para mapear todo o acervo e disponibilizá-lo livremente ao público (escolar e não escolar), foi necessário desenvolver uma tecnologia capaz de armazenar todos os dados, inferi-los e, posteriormente, por meio deles, gerar conhecimento. Desta forma, esta pesquisa apresenta uma ontologia denominada OntoHedu para a modelagem do domínio patrimônio arqueológico. Sua especificação se deu a partir dos conhecimentos extraídos da revisão de literatura e do estudo de caso no sítio arqueológico. Uma aplicação Web denominada WebHedu foi desenvolvida e integrada a OntoHedu para disseminar, compartilhar, buscar e recuperar informações por meio de suas funcionalidades, servindo de interface aos sujeitos que a utilizam. Realizou-se a validação dos artefatos junto com os especialistas do sítio arqueológico por meio do modelo de aceitação de tecnologia TAM.
|
|
10
|
-
JÉSSICA MICAELE REBOUÇAS JUSTINO
-
QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO ENTRE GESTANTES DE RISCO HABITUAL ACOMPANHADAS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN.
-
Orientador : REMERSON RUSSEL MARTINS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO
-
FÁTIMA RAQUEL ROSADO MORAIS
-
REMERSON RUSSEL MARTINS
-
Data: 30/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com uma abordagem quantitativa que se propôs a avaliar a qualidade de vida das gestantes e o seu bem-estar psicológico, considerando suas vulnerabilidades e, mais ainda, potencialidades, com vistas a possibilitar a oferta de uma assistência durante o ciclo gravídico mais eficaz, atuando diretamente em suas necessidades e investindo em sua capacidade e controle sobre sua vida e o que está em sua volta. A pesquisa foi desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde localizadas na zona urbana do município de Mossoró/RN com 135 gestantes de risco habitual em acompanhamento pré-natal. Os dados foram obtidos através da aplicação de três instrumentos: Questionário socioeconômico e histórico clínicoobstétrico, Índice de Qualidade de Vida (IQV) de Ferrans & Powers e Escala de Bem- Estar Psicológico (EBEP), após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa sob o parecer nº 2.893.813 CAAE: 96006518.0.0000.5294 e a análise estatística dos dados foi realizada por meio do programa JASP versão 0.10.2. A partir dos resultados é possível inferir que o perfil sociodemográfico e clínico-obstétrico, é predominantemente composto por gestantes casadas ou em união estável (73,3%), com escolaridade no nível médio (57%), pardas (57,8%), que não trabalham ou cuidam do lar (61,5%), possuem religião (72,6%), possuem renda entre 1 e 3 salários (74,1%), estavam no 3º trimestre gestacional (45,9%), primigestas (42,2%), nulíparas (78,5%) e não possuem histórico patológico (83,7%). No que diz respeito a relação entre as variáveis socioeconômicas e as dimensões do IQV e EBEP, há diferenças estatísticas em algumas situações. O domínio Socioeconômico do IQV apresentou relação com a maioria das variáveis – grau de escolaridade, estado civil, religião e renda familiar – e na EBEP, o domínio mais associado às variáveis, foi Autonomia. Todas as variáveis demonstraram de uma a três relações com alguma dimensão do IQV e da EBEP, sendo que essas relações ocorreram mais frequentemente no índice de qualidade de vida, apesar desse índice ser constituído por apenas 4 dimensões, enquanto o EBEP abarca 6 dimensões. Nas informações acerca das variáveis clínico-obstétricas, percebe-se o domínio Família do IQV, como sendo o que mais apresentou diferenças estatísticas, seguido dos domínios Saúde/Funcionamento e Psicológico/Espiritual, cabe ressaltar que não foram verificadas diferenças estatísticas nesses domínios no perfil sociodemográfico, mas ganhou visibilidade, quando relacionados ao perfil clínico obstétrico. Na EBEP, os domínios Autoaceitação e Autonomia foram os que apresentaram resultados mais significativos, essa significância foi verificada também no perfil sociodemográfico. Diante disso, compreende-se que realizar um estudo sobre a avaliação da qualidade de vida e o bem-estar psicológico de gestantes, é relevante para auxiliar no direcionamento e análise das ações de promoção à saúde, melhorando a assistência ofertadas a esse público nos serviços de saúde.
-
Mostrar Abstract
-
Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com uma abordagem quantitativa que se propôs a avaliar a qualidade de vida das gestantes e o seu bem-estar psicológico, considerando suas vulnerabilidades e, mais ainda, potencialidades, com vistas a possibilitar a oferta de uma assistência durante o ciclo gravídico mais eficaz, atuando diretamente em suas necessidades e investindo em sua capacidade e controle sobre sua vida e o que está em sua volta. A pesquisa foi desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde localizadas na zona urbana do município de Mossoró/RN com 135 gestantes de risco habitual em acompanhamento pré-natal. Os dados foram obtidos através da aplicação de três instrumentos: Questionário socioeconômico e histórico clínicoobstétrico, Índice de Qualidade de Vida (IQV) de Ferrans & Powers e Escala de Bem- Estar Psicológico (EBEP), após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa sob o parecer nº 2.893.813 CAAE: 96006518.0.0000.5294 e a análise estatística dos dados foi realizada por meio do programa JASP versão 0.10.2. A partir dos resultados é possível inferir que o perfil sociodemográfico e clínico-obstétrico, é predominantemente composto por gestantes casadas ou em união estável (73,3%), com escolaridade no nível médio (57%), pardas (57,8%), que não trabalham ou cuidam do lar (61,5%), possuem religião (72,6%), possuem renda entre 1 e 3 salários (74,1%), estavam no 3º trimestre gestacional (45,9%), primigestas (42,2%), nulíparas (78,5%) e não possuem histórico patológico (83,7%). No que diz respeito a relação entre as variáveis socioeconômicas e as dimensões do IQV e EBEP, há diferenças estatísticas em algumas situações. O domínio Socioeconômico do IQV apresentou relação com a maioria das variáveis – grau de escolaridade, estado civil, religião e renda familiar – e na EBEP, o domínio mais associado às variáveis, foi Autonomia. Todas as variáveis demonstraram de uma a três relações com alguma dimensão do IQV e da EBEP, sendo que essas relações ocorreram mais frequentemente no índice de qualidade de vida, apesar desse índice ser constituído por apenas 4 dimensões, enquanto o EBEP abarca 6 dimensões. Nas informações acerca das variáveis clínico-obstétricas, percebe-se o domínio Família do IQV, como sendo o que mais apresentou diferenças estatísticas, seguido dos domínios Saúde/Funcionamento e Psicológico/Espiritual, cabe ressaltar que não foram verificadas diferenças estatísticas nesses domínios no perfil sociodemográfico, mas ganhou visibilidade, quando relacionados ao perfil clínico obstétrico. Na EBEP, os domínios Autoaceitação e Autonomia foram os que apresentaram resultados mais significativos, essa significância foi verificada também no perfil sociodemográfico. Diante disso, compreende-se que realizar um estudo sobre a avaliação da qualidade de vida e o bem-estar psicológico de gestantes, é relevante para auxiliar no direcionamento e análise das ações de promoção à saúde, melhorando a assistência ofertadas a esse público nos serviços de saúde.
|
|
11
|
-
LUÍSA MARIA NUNES DA CUNHA
-
A PEDAGOGIA NO CAPSI: construindo práticas de cuidados e aprendizagens
-
Orientador : KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLÁUDIA RODRIGUES DE FREITAS
-
FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
-
KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
-
Data: 31/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A PEDAGOGIA NO CAPSi: construindo práticas de cuidado e aprendizagem consiste na análise como o/a pedagogo/a do CAPSi atualiza suas práticas de cuidado e aprendizagem no transcurso de uma experiência de composição de autonarrativas sobre o próprio fazer e a motivação para construção com ênfase na vivencia das crianças e adolescentes envolvidos com sofrimento psíquico. Apresento a sustentação de redes teóricas como fundamentação da experiência da pedagoga na saúde mental, englobando o percurso histórico da saúde mental, implantação dos Caps no Brasil, no Rio Grande do Norte, em Mossoró-RN e estudos científicos sobre a pedagogia nos Caps. No CAPSi - Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência, o pedagogo reconstrói sua experiência e passa a interagir com diferentes profissionais que atendem crianças ou adolescentes com TEA – transtorno do espectro autista, asperger, depressão, deficiência intelectual, moderada, grave, paralisia cerebral, esquizofrenia, entre outras. O quadro teórico para a análise é construído com base nos estudos existentes sobre a pedagogia nos centros de atenção psicossocial, a metodologia em primeira pessoa e a perspectiva da enação e da autopoiése como ferramentas para pensar sobre como vamos reconfigurando a experiência e a ação sobre si mesmo. As terapias se tornam mais eficazes, ao serem vivenciadas de forma conjunta, onde o sujeito também é participante do processo, interagindo, com a equipe multiprofissional e os outros usuários. Até mesmo ao posicionar-se como se sente ao tomar um medicamento, se sente melhor, mais calmo, mais agitado, mais concentrado ou não. O usuário ao perceber e sentir que é valorizado, favorece o fortalecimento da autoestima. Buscamos como a pedagogia presente em um ambiente de saúde mental pode favorecer a construção de metodologias para melhorar a qualidade de vida dos sujeitos atendidos através da interação que envolve processos de conexão consigo mesmo e a convivência com o outro, potencializando o processo da aprendizagem e as práticas de cuidado necessários na vida humana.
-
Mostrar Abstract
-
A PEDAGOGIA NO CAPSi: construindo práticas de cuidado e aprendizagem consiste na análise como o/a pedagogo/a do CAPSi atualiza suas práticas de cuidado e aprendizagem no transcurso de uma experiência de composição de autonarrativas sobre o próprio fazer e a motivação para construção com ênfase na vivencia das crianças e adolescentes envolvidos com sofrimento psíquico. Apresento a sustentação de redes teóricas como fundamentação da experiência da pedagoga na saúde mental, englobando o percurso histórico da saúde mental, implantação dos Caps no Brasil, no Rio Grande do Norte, em Mossoró-RN e estudos científicos sobre a pedagogia nos Caps. No CAPSi - Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência, o pedagogo reconstrói sua experiência e passa a interagir com diferentes profissionais que atendem crianças ou adolescentes com TEA – transtorno do espectro autista, asperger, depressão, deficiência intelectual, moderada, grave, paralisia cerebral, esquizofrenia, entre outras. O quadro teórico para a análise é construído com base nos estudos existentes sobre a pedagogia nos centros de atenção psicossocial, a metodologia em primeira pessoa e a perspectiva da enação e da autopoiése como ferramentas para pensar sobre como vamos reconfigurando a experiência e a ação sobre si mesmo. As terapias se tornam mais eficazes, ao serem vivenciadas de forma conjunta, onde o sujeito também é participante do processo, interagindo, com a equipe multiprofissional e os outros usuários. Até mesmo ao posicionar-se como se sente ao tomar um medicamento, se sente melhor, mais calmo, mais agitado, mais concentrado ou não. O usuário ao perceber e sentir que é valorizado, favorece o fortalecimento da autoestima. Buscamos como a pedagogia presente em um ambiente de saúde mental pode favorecer a construção de metodologias para melhorar a qualidade de vida dos sujeitos atendidos através da interação que envolve processos de conexão consigo mesmo e a convivência com o outro, potencializando o processo da aprendizagem e as práticas de cuidado necessários na vida humana.
|
|
12
|
-
PAULO HENRIQUE DE MORAIS
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E A APLICAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA: EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ASSÚ/RN.
-
Orientador : KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DEISE JULIANA FRANCISCO
-
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
-
KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA
-
Data: 31/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) se encontram cada vez mais presentes em nosso cotidiano, podendo ser definidas como a área que utiliza as ferramentas tecnológicas digitais a fim de facilitar a comunicação com um determinado público. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo investigar se o aplicativo de Realidade Aumentada Sophus pode ser uma ferramenta educacional propositiva para o ensino e aprendizagem para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental II. A pesquisa se deu nas três turmas de 9º (nono) ano da Escola Municipal Monsenhor Alves Júlio Bezerra, localizada na Comunidade Rural de Nova Esperança, uma escola do campo do município do Assú/RN. Como base teórica do nosso trabalho, adotamos autores/as como: Fernandes e Molina, que discutem sobre a Educação do Campo e que, no nosso texto, contribuíram com os conceitos de Educação do Campo e educação rural, no qual realizamos uma breve discussão sobre a distinção das mesmas; Souza e Camargo, que discutem sobre o Corpo Humano, contribuindo para conceituarmos o corpo, não apenas como fator biológico, mas também como um corpo constituído pelos espaços sociais que os/as indivíduos/as frequentam; Kirner e Kirner, discutem sobre as TDICs, especialmente a Realidade Virtual – RV e a Realidade Aumentada – RA; Marconi e Lakatos, embasaram a discussão sobre pesquisa de campo. Como recurso metodológico realizamos pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Além da pesquisa documental nas secretarias municipal e estadual de educação, adotamos como ferramenta de coleta de dados o questionário e a observação participante, a fim identificar os conhecimentos dos/as estudantes sobre as Tecnologias, TICs, TDICs e RA. Aplicamos questionários específicos sobre Sistema Respiratório, Sistemas Ósseo e Muscular e Sistema Sensorial, um em cada uma das turmas participantes da pesquisa. Usamos de sequências didáticas baseadas no método de ensino tradicional e sequências didáticas baseadas no uso da TDIC Smartphone. Chegamos à conclusão de que as TDICs, especificamente o aplicativo de Ra Sophus, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, uma vez que a partir da utilização dele nas turmas mencionadas pudemos perceber que os/as estudantes tiveram um melhor desempenho, tanto na interação durante as aulas quanto nas atividades de aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) se encontram cada vez mais presentes em nosso cotidiano, podendo ser definidas como a área que utiliza as ferramentas tecnológicas digitais a fim de facilitar a comunicação com um determinado público. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo investigar se o aplicativo de Realidade Aumentada Sophus pode ser uma ferramenta educacional propositiva para o ensino e aprendizagem para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental II. A pesquisa se deu nas três turmas de 9º (nono) ano da Escola Municipal Monsenhor Alves Júlio Bezerra, localizada na Comunidade Rural de Nova Esperança, uma escola do campo do município do Assú/RN. Como base teórica do nosso trabalho, adotamos autores/as como: Fernandes e Molina, que discutem sobre a Educação do Campo e que, no nosso texto, contribuíram com os conceitos de Educação do Campo e educação rural, no qual realizamos uma breve discussão sobre a distinção das mesmas; Souza e Camargo, que discutem sobre o Corpo Humano, contribuindo para conceituarmos o corpo, não apenas como fator biológico, mas também como um corpo constituído pelos espaços sociais que os/as indivíduos/as frequentam; Kirner e Kirner, discutem sobre as TDICs, especialmente a Realidade Virtual – RV e a Realidade Aumentada – RA; Marconi e Lakatos, embasaram a discussão sobre pesquisa de campo. Como recurso metodológico realizamos pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Além da pesquisa documental nas secretarias municipal e estadual de educação, adotamos como ferramenta de coleta de dados o questionário e a observação participante, a fim identificar os conhecimentos dos/as estudantes sobre as Tecnologias, TICs, TDICs e RA. Aplicamos questionários específicos sobre Sistema Respiratório, Sistemas Ósseo e Muscular e Sistema Sensorial, um em cada uma das turmas participantes da pesquisa. Usamos de sequências didáticas baseadas no método de ensino tradicional e sequências didáticas baseadas no uso da TDIC Smartphone. Chegamos à conclusão de que as TDICs, especificamente o aplicativo de Ra Sophus, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, uma vez que a partir da utilização dele nas turmas mencionadas pudemos perceber que os/as estudantes tiveram um melhor desempenho, tanto na interação durante as aulas quanto nas atividades de aprendizagem.
|
|
13
|
-
JORDANYA REGINALDO HENRIQUE
-
A ATENÇÃO A SI E AO OUTRO NA EXPERIÊNCIA DE CRIANÇAS AUTISTAS COM OS JOGOS K-HUNTERS E AVENTURA ESPACIAL
-
Orientador : KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO MILTON MENDES NETO
-
JOAO MARIO PESSOA JUNIOR
-
KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
-
LUCIANA VIEIRA CALIMAN
-
Data: 31/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa buscou analisar como as crianças com transtorno de espectro autista atualizam modos de atenção a si e as formas de interação na experiência direta em que brincam com o jogo k-Hunters e o jogo aventura espacial. Buscamos, na experiência, compreender os modos de interação dos sujeitos com TEA que são atendidos em ambientes de saúde mental. A pesquisa que desenvolvemos é de natureza qualitativa, na forma da pesquisa-intervenção. O contexto da experiência envolveu crianças que são clientes do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) localizado na cidade de Mossoró-RN e seus familiares. Participaram da pesquisa 2 crianças autistas que fazem acompanhamento no CAPSi e integram o Programa Oficinando em Rede de Mossoró e os familiares das mesmas. Empregamos a metodologia em primeira pessoa inspirada em Francisco Varela (2011) e Nize Pellanda (2015) e os procedimentos metodológicos envolvem a organização com acompanhamento de oficinas de jogos e a análise de autonarrativas a partir da escuta dos participantes. Em relação ao acompanhamento dos movimentos da cognição inventiva referidos aos modos de atentar e a si e ao outro, utilizamos as pistas do método cartográfico, que norteou a análise na pesquisa. Como instrumentos de construção da pesquisa, destacamos: o diário de bordo da pesquisadora, o fazer direto da pesquisadora e colaboradores da pesquisa com o emprego dos jogos KHUNTERS e Aventura Espacial, acompanhados da transcrição de autonarrativas gravadas nos encontros com familiares e nos encontros com as crianças, Como resultados, destacamos que as oficinas, enquanto ferramenta de pesquisa possibilitou a construção de uma experiência que facilitou espaços de interação e comunicação com os sujeitos da pesquisa. Pudemos observar nas ações das crianças a atualização de processos cognitivos e de subjetivação, modos singulares de interagir e aprender, Durante o emprego dos jogos nas oficinas, pudemos compreender que práticas de aprendizagem e cuidados potencializam modos de interagir no percurso e convivência com sujeitos que apresentam o transtorno de espectro autista. A narrativa dos pais possibilitou a compreensão da relevância do Programa Oficinando em Rede na construção de espaços de vivências que oportunizam as crianças modulações nos modos de interagir e comunicar-se.
-
Mostrar Abstract
-
Esta pesquisa buscou analisar como as crianças com transtorno de espectro autista atualizam modos de atenção a si e as formas de interação na experiência direta em que brincam com o jogo k-Hunters e o jogo aventura espacial. Buscamos, na experiência, compreender os modos de interação dos sujeitos com TEA que são atendidos em ambientes de saúde mental. A pesquisa que desenvolvemos é de natureza qualitativa, na forma da pesquisa-intervenção. O contexto da experiência envolveu crianças que são clientes do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) localizado na cidade de Mossoró-RN e seus familiares. Participaram da pesquisa 2 crianças autistas que fazem acompanhamento no CAPSi e integram o Programa Oficinando em Rede de Mossoró e os familiares das mesmas. Empregamos a metodologia em primeira pessoa inspirada em Francisco Varela (2011) e Nize Pellanda (2015) e os procedimentos metodológicos envolvem a organização com acompanhamento de oficinas de jogos e a análise de autonarrativas a partir da escuta dos participantes. Em relação ao acompanhamento dos movimentos da cognição inventiva referidos aos modos de atentar e a si e ao outro, utilizamos as pistas do método cartográfico, que norteou a análise na pesquisa. Como instrumentos de construção da pesquisa, destacamos: o diário de bordo da pesquisadora, o fazer direto da pesquisadora e colaboradores da pesquisa com o emprego dos jogos KHUNTERS e Aventura Espacial, acompanhados da transcrição de autonarrativas gravadas nos encontros com familiares e nos encontros com as crianças, Como resultados, destacamos que as oficinas, enquanto ferramenta de pesquisa possibilitou a construção de uma experiência que facilitou espaços de interação e comunicação com os sujeitos da pesquisa. Pudemos observar nas ações das crianças a atualização de processos cognitivos e de subjetivação, modos singulares de interagir e aprender, Durante o emprego dos jogos nas oficinas, pudemos compreender que práticas de aprendizagem e cuidados potencializam modos de interagir no percurso e convivência com sujeitos que apresentam o transtorno de espectro autista. A narrativa dos pais possibilitou a compreensão da relevância do Programa Oficinando em Rede na construção de espaços de vivências que oportunizam as crianças modulações nos modos de interagir e comunicar-se.
|
|
14
|
-
CINDY DAMARIS GOMES LIRA
-
A representação da violência ao peregrinar pelas ruas: estudo etnográfico com a população em situação de rua em Mossoró-RN
-
Orientador : THADEU DE SOUSA BRANDAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JEAN HENRIQUE COSTA
-
LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
-
THADEU DE SOUSA BRANDAO
-
Data: 31/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
As representações da violência no cotidiano são múltiplas no cotidiano das mais diversas sociedades. Em geral, o fenômeno da violência é atrelado negativamente à força, a execução material de um ato ou de um ditatório poder intencionalmente lesivo. Para se analisar o fenômeno violência é necessário imergir interdisciplinarmente em contextos históricos e culturais de cada povo, compreendendo como esse fenômeno se constitui e é representado. Na conjuntura social hodierna, os critérios subjetivos de classificação, o simbolismo, o preconceito, a exclusão tácita (silenciosa) vieram à tona enquanto representações de violência. O que se tem percebido é a contribuição desse fenômeno ao sofrimento social, bem como, ao agravamento da saúde. Diante disso, grupos laqueados por vulnerabilidades sociais são ainda mais propícios a sofrerem com a violência, e, igualmente, inclinados a prática de atos violentos como mecanismos de defesa. Um exemplo tácito de grupo vulnerável socialmente é a População em situação de Rua (PSR), que, além da submissão à violência física, é marcada por uma violência estrutural com o estigma de criminalidade e desvio social. Este trabalho dissertativo tem como objetivo geral analisar o cotidiano da pessoa em situação de rua na cidade de Mossoró-RN, com ênfase em seu discurso em relação à violência. Constitui-se em um estudo etnográfico em que os sujeitos de pesquisa são pessoas estão ou estiveram em situação de rua por um lapso temporal de no mínimo 6 (seis) meses. Os locais de pesquisa foram as avenidas da cidade de Mossoró-RN, bem como instituições assistenciais que albergam a PSR. Entre os instrumentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação, construção de diários de campo e quadros sinóticos. O conteúdo informativo construído foi sistematizado e analisado por Microanálise Etnográfica. Esse estudo atendeu aos requisitos de ética em pesquisa, sem gerar nenhum ônus aos participantes.
-
Mostrar Abstract
-
As representações da violência no cotidiano são múltiplas no cotidiano das mais diversas sociedades. Em geral, o fenômeno da violência é atrelado negativamente à força, a execução material de um ato ou de um ditatório poder intencionalmente lesivo. Para se analisar o fenômeno violência é necessário imergir interdisciplinarmente em contextos históricos e culturais de cada povo, compreendendo como esse fenômeno se constitui e é representado. Na conjuntura social hodierna, os critérios subjetivos de classificação, o simbolismo, o preconceito, a exclusão tácita (silenciosa) vieram à tona enquanto representações de violência. O que se tem percebido é a contribuição desse fenômeno ao sofrimento social, bem como, ao agravamento da saúde. Diante disso, grupos laqueados por vulnerabilidades sociais são ainda mais propícios a sofrerem com a violência, e, igualmente, inclinados a prática de atos violentos como mecanismos de defesa. Um exemplo tácito de grupo vulnerável socialmente é a População em situação de Rua (PSR), que, além da submissão à violência física, é marcada por uma violência estrutural com o estigma de criminalidade e desvio social. Este trabalho dissertativo tem como objetivo geral analisar o cotidiano da pessoa em situação de rua na cidade de Mossoró-RN, com ênfase em seu discurso em relação à violência. Constitui-se em um estudo etnográfico em que os sujeitos de pesquisa são pessoas estão ou estiveram em situação de rua por um lapso temporal de no mínimo 6 (seis) meses. Os locais de pesquisa foram as avenidas da cidade de Mossoró-RN, bem como instituições assistenciais que albergam a PSR. Entre os instrumentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação, construção de diários de campo e quadros sinóticos. O conteúdo informativo construído foi sistematizado e analisado por Microanálise Etnográfica. Esse estudo atendeu aos requisitos de ética em pesquisa, sem gerar nenhum ônus aos participantes.
|
|
15
|
-
IARA MARIANA DE FARIAS NÓBREGA
-
O poder das bolhas: a gaiola de ouro do Facebook
-
Orientador : THADEU DE SOUSA BRANDAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JEAN HENRIQUE COSTA
-
LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
-
THADEU DE SOUSA BRANDAO
-
Data: 31/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho de dissertação traz arrazoar e compreender, o processo de produção e retroalimentação da violência simbólica através das bolhas da internet, mas especificamente na rede social Facebook. A problemática estudada pautou-se em uma perspectiva do campo interdisciplinar construída por meio do diálogo de diferentes saberes. Para embasar o problema em questão, faz apresentar o conceito da violência simbólica tendo eixo central a teoria desenvolvida por Bourdieu. Apontar o processo de desenvolvimento das Tecnologias de Comunicação e Informação. Relacionar o conceito da violência simbólica e como ele se expressa a partir da formação de mecanismos, como as conhecidas “bolhas na internet”. Ainda, para trazer evidência para esta discussão, usaremos com recorte de análise, a fanpage “Pragmatismo Político” www.facebook.com/PragmatismoPolitico como objetivo de lançar um olhar mais atento ao fenômeno das representações sociais alicerçados em Moscovici (2007) a partir das postagens com um viés político. Os resultados apontam determinados verbetes potencializam a interação entre curtidas, comentários e compartilhamentos, consequentemente, ampliando a bolha e reproduzindo o discurso violento nela contida.
-
Mostrar Abstract
-
Este trabalho de dissertação traz arrazoar e compreender, o processo de produção e retroalimentação da violência simbólica através das bolhas da internet, mas especificamente na rede social Facebook. A problemática estudada pautou-se em uma perspectiva do campo interdisciplinar construída por meio do diálogo de diferentes saberes. Para embasar o problema em questão, faz apresentar o conceito da violência simbólica tendo eixo central a teoria desenvolvida por Bourdieu. Apontar o processo de desenvolvimento das Tecnologias de Comunicação e Informação. Relacionar o conceito da violência simbólica e como ele se expressa a partir da formação de mecanismos, como as conhecidas “bolhas na internet”. Ainda, para trazer evidência para esta discussão, usaremos com recorte de análise, a fanpage “Pragmatismo Político” www.facebook.com/PragmatismoPolitico como objetivo de lançar um olhar mais atento ao fenômeno das representações sociais alicerçados em Moscovici (2007) a partir das postagens com um viés político. Os resultados apontam determinados verbetes potencializam a interação entre curtidas, comentários e compartilhamentos, consequentemente, ampliando a bolha e reproduzindo o discurso violento nela contida.
|
|
16
|
-
RICHARD FERNANDES
-
O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: um estudo fenomenológico sobre os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor.
-
Orientador : ALEX SANDRO COITINHO SANT ANA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEX SANDRO COITINHO SANT ANA
-
KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
-
MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
-
SILVIO ROBERTO FERNANDES DE ARAUJO
-
Data: 02/10/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Ao apresentar uma base de conhecimento inter/multidisciplinar, a robótica educacional, quando é trabalhada pelo professor por meio de metodologias ativas na sala de aula possibilita empreender uma prática pedagógica centrada no aluno. Nessa perspectiva, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo em analisar os desafios e possibilidades gerados na aplicação da robótica educacional por meio de metodologias ativas na prática pedagógica do professor. Os pressupostos epistemológicos que revestem esta pesquisa fenomenológica estão fundamentados, sobretudo, nas discussões de Papert (1994), Campos (2017), Martins (2006) Bacich e Moran (2018), Sancho (2006), Freire (1996), Carvalho Neto (2018), Heidegger (2005) e Forghieri (2019). Como procedimento metodológico, pode-se utilizar nesta pesquisa o método fenomenológico de investigação. Desta forma, o processo de obtenção dos dados no lócus de pesquisa consistiu através da aplicação de entrevista semiestruturada, questionário semiestruturado e observação sistemática com quatro professores que trabalham em uma escola pública da rede municipal de ensino no município de Caraúbas-RN. Mediante a interpretação dos dados, foi possível constatar que a incorporação da robótica educacional por meio de metodologias ativas na prática pedagógica do professor pode oferecer as instituições a oportunidade de empreender um currículo prescrito inovador para os alunos desenvolverem o seu próprio processo de ensino-aprendizagem a partir do aprender fazendo. Apesar desse aspecto positivo, contudo, evidenciamos através desta pesquisa que existem, hoje, vários desafios para as instituições poderem concretizar a robótica educacional por meio de metodologias ativas na prática pedagógica. Após estas constatações, espera-se que esta pesquisa fenomenológica possa contribuir para situar no âmbito das instituições um novo paradigma de ensinar e aprender por cooperação-colaboração entre professor-aluno e aluno-aluno.
-
Mostrar Abstract
-
Ao apresentar uma base de conhecimento inter/multidisciplinar, a robótica educacional, quando é trabalhada pelo professor por meio de metodologias ativas na sala de aula possibilita empreender uma prática pedagógica centrada no aluno. Nessa perspectiva, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo em analisar os desafios e possibilidades gerados na aplicação da robótica educacional por meio de metodologias ativas na prática pedagógica do professor. Os pressupostos epistemológicos que revestem esta pesquisa fenomenológica estão fundamentados, sobretudo, nas discussões de Papert (1994), Campos (2017), Martins (2006) Bacich e Moran (2018), Sancho (2006), Freire (1996), Carvalho Neto (2018), Heidegger (2005) e Forghieri (2019). Como procedimento metodológico, pode-se utilizar nesta pesquisa o método fenomenológico de investigação. Desta forma, o processo de obtenção dos dados no lócus de pesquisa consistiu através da aplicação de entrevista semiestruturada, questionário semiestruturado e observação sistemática com quatro professores que trabalham em uma escola pública da rede municipal de ensino no município de Caraúbas-RN. Mediante a interpretação dos dados, foi possível constatar que a incorporação da robótica educacional por meio de metodologias ativas na prática pedagógica do professor pode oferecer as instituições a oportunidade de empreender um currículo prescrito inovador para os alunos desenvolverem o seu próprio processo de ensino-aprendizagem a partir do aprender fazendo. Apesar desse aspecto positivo, contudo, evidenciamos através desta pesquisa que existem, hoje, vários desafios para as instituições poderem concretizar a robótica educacional por meio de metodologias ativas na prática pedagógica. Após estas constatações, espera-se que esta pesquisa fenomenológica possa contribuir para situar no âmbito das instituições um novo paradigma de ensinar e aprender por cooperação-colaboração entre professor-aluno e aluno-aluno.
|
|
17
|
-
ANA PAULA DE MOURA
-
ETNOCONHECIMENTO NOS QUINTAIS URBANOS EM MOSSORÓ/RN: SEGURANÇA ALIMENTAR E CULTURA POPULAR
-
Orientador : ALAN MARTINS DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALAN MARTINS DE OLIVEIRA
-
ALMIR MARIANO DE SOUSA JUNIOR
-
FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR
-
Data: 29/10/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Os quintais urbanos possuem importância histórica e sociocultural de grande relevância, uma vez que as espécies vegetais cultivadas em meio urbano melhoram a qualidade ambiental, trazem benefícios estéticos, servem para a produção de alimentos e de plantas medicinais, dentre outras finalidades. Com efeito, as pesquisas na área de etnobotânica em meio urbano ainda são incipientes, em especial na região semiárida, quanto aos impactos ambientais, na alimentação, na saúde das pessoas e até mesmo na geração de renda. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo, Realizar um levantamento etnobotânico nos quintais urbanos do Conjunto Vingt Rosado, no Bairro Rincão, em Mossoró/RN. Os procedimentos metodológicos constaram de: Aplicação de questionário semi-estruturado, construído com questões objetivas e questões abertas; Identificação das espécies vegetais presentes nos quintais e jardins urbanos, listadas em planilha específica. Em todas as moradias verificam-se cultivos de plantas. Foram encontradas 18 etnoespécies vegetais, para finalidades diversas, conforme os próprios moradores, merecendo destaque as espécies para consumo de frutos, sementes, folhas ou processados; plantas para fins medicinais; além de espécies para uso ornamental e sombreamento. As motivações para plantio são bastante variadas e leva-se em consideração, desde aspectos estéticos, culturais e para sombreamento, até a produção de alimentos e cultivo de plantas consideradas medicinais. Neste último caso, verificou-se que os conhecimentos estão quase sempre associados às informações repassadas por familiares mais velhos ou a etnocultura de senso comum. Assim, conclui-se que, os jardins e quintais do conjunto Vingt Rosado tem um grande potencial para cultivo botânico e a expansão dessa possibilidade poderá trazer bastante bastantes benefícios do ponto de vista da segurança alimentar e ambiental e até mesmo, ampliar as possibilidades de geração de renda local. Ações voltadas para a educação ambiental e economia doméstica podem ser muito úteis, para ampliar essas possibilidades de propagação e uso de plantas. Um dos aspectos mais relevantes no cultivo de plantas, está no repasse de conhecimento etnobotânico. Sem o envolvimento das pessoas mais jovens, tais conhecimentos podem ser rapidamente perdidos ou considerados obsoletos, pela facilidade de encontrar alimentos em mercados e medicamentos em farmácias, aumentando a dependência das pessoas aos produtos agroindustrializados e à forte indústria farmacêutica.
-
Mostrar Abstract
-
Os quintais urbanos possuem importância histórica e sociocultural de grande relevância, uma vez que as espécies vegetais cultivadas em meio urbano melhoram a qualidade ambiental, trazem benefícios estéticos, servem para a produção de alimentos e de plantas medicinais, dentre outras finalidades. Com efeito, as pesquisas na área de etnobotânica em meio urbano ainda são incipientes, em especial na região semiárida, quanto aos impactos ambientais, na alimentação, na saúde das pessoas e até mesmo na geração de renda. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo, Realizar um levantamento etnobotânico nos quintais urbanos do Conjunto Vingt Rosado, no Bairro Rincão, em Mossoró/RN. Os procedimentos metodológicos constaram de: Aplicação de questionário semi-estruturado, construído com questões objetivas e questões abertas; Identificação das espécies vegetais presentes nos quintais e jardins urbanos, listadas em planilha específica. Em todas as moradias verificam-se cultivos de plantas. Foram encontradas 18 etnoespécies vegetais, para finalidades diversas, conforme os próprios moradores, merecendo destaque as espécies para consumo de frutos, sementes, folhas ou processados; plantas para fins medicinais; além de espécies para uso ornamental e sombreamento. As motivações para plantio são bastante variadas e leva-se em consideração, desde aspectos estéticos, culturais e para sombreamento, até a produção de alimentos e cultivo de plantas consideradas medicinais. Neste último caso, verificou-se que os conhecimentos estão quase sempre associados às informações repassadas por familiares mais velhos ou a etnocultura de senso comum. Assim, conclui-se que, os jardins e quintais do conjunto Vingt Rosado tem um grande potencial para cultivo botânico e a expansão dessa possibilidade poderá trazer bastante bastantes benefícios do ponto de vista da segurança alimentar e ambiental e até mesmo, ampliar as possibilidades de geração de renda local. Ações voltadas para a educação ambiental e economia doméstica podem ser muito úteis, para ampliar essas possibilidades de propagação e uso de plantas. Um dos aspectos mais relevantes no cultivo de plantas, está no repasse de conhecimento etnobotânico. Sem o envolvimento das pessoas mais jovens, tais conhecimentos podem ser rapidamente perdidos ou considerados obsoletos, pela facilidade de encontrar alimentos em mercados e medicamentos em farmácias, aumentando a dependência das pessoas aos produtos agroindustrializados e à forte indústria farmacêutica.
|
|