Interação de Grávidas e Puérperas com Conteúdos Informativos Através do uso de Dispositivos Móveis.
pré-natal; dispositivos móveis; educação em saúde; interdisciplinaridade.
No Brasil, recomenda-se um mínimo de seis consultas de pré-natal, mas a Organização Mundial da Saúde recomenda oito consultas, que podem variar de acordo com o risco de gravidez. Dados do DATASUS mostram que a maioria das gestantes realiza um número adequado de consultas de pré-natal, o que demonstra interesse em receber informações sobre o período gestacional e se preparar para o parto e nascimento. No entanto, há preocupações em relação à assistência pré- natal, principalmente em relação à brevidade das consultas e à falta de oportunidades para ações educativas. Nesse contexto, o uso das modernas tecnologias de informação pode desempenhar um papel importante na assistência pré-natal, fornecendo informações relevantes e promovendo a saúde e o bem-estar das gestantes. O estudo proposto teve como objetivo analisar como as gestantes utilizam a tecnologia com conteúdo informativo durante o pré-natal e como os profissionais de saúde estabelecem vínculo com suas pacientes por meio dessas tecnologias. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi qualitativa e exploratória. O objetivo foi aprofundar a compreensão da experiência de gestantes e profissionais de saúde em relação ao uso da tecnologia na assistência pré-natal e no estabelecimento de vínculo com as pacientes. A pesquisa envolveu gestantes em qualquer período gestacional, classificadas como de baixo risco, e profissionais de saúde que atendem esse público. Procedimentos e materiais específicos foram utilizados para apoiar o trabalho: diário de bordo, o aplicativo Higia Way, e questionário sociodemográfico. Foi possível compreender as vivências de gestantes e profissionais de saúde em relação ao uso da tecnologia durante o pré-natal, além de constatar estabelecimento do vínculo entre profissionais de saúde e pacientes. A construção do aplicativo considerou saberes e práticas dos participantes e verificou- se o uso do aplicativo como recurso conveniente de educação em saúde.