APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO: REDE COLABORATIVA DE PROFESSORES NA INTERAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
Cognição, Aprendizagem Matemática Significativa, Tecnologias Digitais, Redes Colaborativas, Escola.
Esta pesquisa tem como proposição a criação de uma rede colaborativa entre professores de matemática na interação com tecnologias digitais de modo que possam refletir a aprendizagem Matemática significativa na Escola Estadual Professor Francisco Veras na cidade de Angicos-RN. A matemática é um componente curricular que ajuda a compreender as relações lógica nas resoluções de situações no dia a dia dos seres humanos em interações com seus contextos. Na escola faz-se necessário contribuir para que os conhecimentos matemáticos construídos em sala de aula tenham relações com situações que o sujeito vivência no dia a dia. Trago como objetivo geral analisar como e de que forma as tecnologias digitais podem contribuir para a construção de uma rede colaborativa de professores de Matemática de uma escola de Ensino Médio de modo que essa rede possa construir possibilidades para a aprendizagem matemática significativa em sala de aula. Embasamos como composição teórica para esta pesquisa estudos do paradigma da complexidade do estudioso Edgar Morin que nos ajuda a entender as relações existentes entre aprendizagem matemática, tecnologias, escola, contextos e modos de aprender. Estudos de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela e teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1963), nos ajuda a discutir a aprendizagem significativa como parte da vida do ser humano, como modo de conhecer e viver. Sobre Tecnologias digitais e redes de aprendizagem, os autores Gilbert Simondon (1958;1989), Chagas (2021); Lévy (1999) favorece a proposição de uma rede colaborativa entre professores de Matemática. Essa é uma pesquisa intervenção, de natureza qualitativa, utilizaremos método a cartografia para acompanhar o processo investigativo com os professores. As “Pistas do método da cartografia” da Virginia Kastrup; Passos e Escóssia, os ajudará a compreender o fenômeno que estamos investigando e discutir os resultados, para isso utilizaremos as pistas 1, 2 e 3 para delinear ações cartográficas.