Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA REGINA DA SILVA CABRAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA REGINA DA SILVA CABRAL
DATA : 20/10/2023
LOCAL: PROPPG

ANÁLISE DO TRABALHO PRESCRITO E DO TRABALHO REAL DE PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO  (AEE) DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOSSORÓ

alavras- chave: Professores, AEE e Ergonomia.

O trabalho desenvolvido pelas professoras de Atendimento Educacional Especializado da escola interage com as políticas públicas voltadas à promoção da educação inclusiva. Essas professoras acompanham alunos com deficiência no desenvolvimento de autonomia no processo ensino aprendizagem na sala de aula regular e em outros espaços educativos. Uma possibilidade de refletirmos sobre a experiência no atendimento educacional especializado está na observação da vivência do trabalho em sua realidade proposta na comunidade escolar por meio do encontro entre os saberes e conhecimentos da ergonomia com as construções da educação. A ergonomia pode ser entendida como uma disciplina que estuda o relacionamento entre as pessoas e seu trabalho, considerando aspectos das pessoas, das atividades, dos equipamentos e dos ambientes, integrando e aplicando conhecimentos inter, trans e multidisciplinar na solução dos problemas surgidos desse relacionamento. Visa à compreensão sobre os processos de trabalho em suas dimensões física, cognitiva e organizacional. Esta pesquisa discute, mediante os aportes teóricos da educação inclusiva e da ergonomia, o trabalho de professoras do Atendimento Educacional Especializado, fazendo interagir tais saberes dirigidos ao trabalho docente, buscando compreender como acontece e se modifica a experiência das professoras na escola e os seus processos de trabalho. Como intercessores teóricos principais para nossa reflexão sobre a educação inclusiva e o trabalho realizado no Atendimento Educacional Especializado temos Freitas, Baptista, Mantoan. Em relação aos processos de trabalho em sua dimensão ergonômica, contamos com as construções de Wisner, Guérin com seus estudos que favorecem o entendimento sobre o que tange ao trabalho real e o trabalho prescrito. O objetivo desta pesquisa é analisar o trabalho real e o trabalho prescrito de profissionais de Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de educação de Mossoró – RN e levantar coletivamente alternativas para contornar obstáculos da prática profissional. Como desdobramento do objetivo geral, pretendemos, ainda: caracterizar o trabalho prescrito e o trabalho real do profissional de AEE no município de Mossoró - RN; identificar desafios e estratégias de ação da atividade mediante a análise do trabalho prescrito e do trabalho real e promover discussão coletiva com professores sobre os desafios, as estratégias de ação e novas possibilidades no trabalho. A metodologia a ser aplicada será quali-quantitativa uma vez que empregaremos como procedimentos questionários a serem respondidos por professores do AEE na escola, de modo a identificar as circunstâncias do trabalho, bem como roteiro de observação, diário de bordo, registros fotográficos, registros de vídeo e áudio. Buscaremos também promover encontros para que os/as participantes possam compor narrativas a partir de algumas perguntas disparadoras da conversação. Marcaremos as recorrências, o que emerge como mais significativo no material empírico que integrará a transcrição de auto narrativas e a composição de diário de bordo da mestranda. Realizaremos encontros para conversação sobre educação inclusiva e ergonomia, possibilitando construções que permitem analisar as situações de trabalho em uma atividade voltada à promoção da aprendizagem. Os/as professores/as trabalhadores são sujeitos participantes da pesquisa e o recorte da ergonomia amplia a reflexão sobre o equilíbrio entre suas capacidades, suas potencialidades e seus limites. Como resultados da pesquisa pretendemos compreender a complexidade das relações e implicações entre o trabalho prescrito e real na vivência laboral do/a professora do atendimento educacional especializado na escola.

Interno - 1802972 - ALAN MARTINS DE OLIVEIRA
Interno - 2079536 - ALMIR MARIANO DE SOUSA JUNIOR