Banca de DEFESA: DAVID MENSON BEZERRA RIBEIRO

DISCENTE : DAVID MENSON BEZERRA RIBEIRO
DATA : 28/07/2023
LOCAL: Sala 21 - prédio da PROPPG

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO TEMA REVESTIMENTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO TÉCNICO.

Aprendizagem significativa. Sequência didática. Construção Civil.

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver e avaliar um método didático experimental para o ensino aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus São Paulo do Potengi, em observância aos efeitos positivos da aprendizagem significativa do psicólogo David Ausubel e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Foi selecionada a disciplina de Construção Civil II, com abordagem direta da temática de revestimentos. Esse tema foi selecionado por serem materiais presentes em locais da vivência cotidiana dos alunos. O estudo foi desenvolvido nas seguintes etapas: 1) Construção do plano de aula baseado na aprendizagem significativa e ABP; 2) Explanação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para todos os discentes da turma; 3) Aplicação do instrumento de coleta de dados; 4) Execução das aulas planejadas; 5) Reaplicação do instrumento de coleta de dados; 6) Análise de dados; 7) Confronto dos resultados extraídos na primeira e segunda coleta. Observou-se maior rendimento no tamanho do discurso geral da turma (65%), maior similaridade entre os discursos estratificados (32%) e adesão considerável de novos vocábulos em toda a amostra (100%) quando comparadas as análises de similitude e nuvem de palavras. Em contraponto, houve a presença de respostas indefinidas (11%) em ambas as amostras não sendo possível determinar sua relevância estatística. Assim, conclui-se que a proposição da sequência didática apresentou relevância estatística no aprendizado dos discentes podendo ser afirmado como instrumento promotor da transposição didática do tema revestimento para o ensino no curso técnico em edificações na disciplina experimental de construção civil II.

Presidente - 3825899 - FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR
Externa ao Programa - 1407016 - LIDIANE ALVES DE MORAIS - UFERSAExterno à Instituição - KEURISON FIGUEREDO MAGALHÃES - UERN
Notícia cadastrada em: 28/07/2023 07:46