Banca de DEFESA: SANDRA CATALINA MORENO CABEZAS

DISCENTE : SANDRA CATALINA MORENO CABEZAS
DATA : 31/07/2023
LOCAL: PROPPG

DOCÊNCIA, MATERNIDADE E SAÚDE MENTAL EM PROFESSORAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE DO BRASIL.

Docência, maternidade, saúde mental, professoras de pós-graduação

Esta pesquisa examina a relação entre docência, maternidade e seu impacto na saúde mental das professoras de pós-graduação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O objetivo geral deste estudo é analisar como a combinação dos papéis de professora e mãe afeta a saúde mental dessas professoras. São propostos três objetivos específicos: avaliar a saúde mental das professoras de pós-graduação que trabalham como docentes e são mães, compreender as vivências dessas professoras em relação aos seus papéis de docentes e mães, e conhecer as estratégias implementadas por essas professoras para conciliar seu trabalho com a maternidade.
O estudo foi realizado utilizando uma metodologia mista, que incluiu questionários padronizados e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que as professoras de pós-graduação que são mães experimentam níveis mais altos de estresse e exaustão emocional em comparação com aquelas que não têm filhos. Além disso, foram identificados desafios específicos relacionados à conciliação das responsabilidades profissionais e familiares, bem como a falta de apoio institucional e social.
Em relação às estratégias implementadas, verificou-se que as professoras utilizam diversas estratégias para equilibrar seu trabalho com a maternidade, como estabelecer limites claros entre trabalho e vida pessoal, delegar tarefas e buscar apoio em suas redes de suporte.
Essas descobertas destacam a importância de abordar as necessidades das professoras de pós-graduação que são mães e oferecer um ambiente de trabalho e apoio institucional adequados. Sugere-se a implementação de políticas e programas que promovam a conciliação de papéis e forneçam recursos e apoio para melhorar a saúde mental e o bem-estar dessas professoras.

Externo à Instituição - JONNY JAVIER OREJUELA GÓMEZ - PESQUISADOR
Presidente - ***.634.740-** - DEISE JULIANA FRANCISCO - UFAL