Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA LARA LESSA ALVES

DATA : 26/07/2023
LOCAL: Google meet

O CORDEL NO TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA

Teatro, divulgação científica, cordel, educação, arte.

Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar uma análise do texto do espetáculo “Ciência da Roda ou a Roda da Ciência”, encenado pelo grupo de teatro de temática científica Baobá, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, e de como o conteúdo é entendido pelo público. Serão investigados os processos de adaptação de poemas de cordel para o formato teatral e de divulgação científica usados na peça e a recepção do conteúdo por um público jovem, levando em consideração aspectos como a compreensão das informações, o envolvimento do público e a promoção da reflexão crítica. Este é um estudo quali-quantitativo, descritivo, onde serão aplicados questionários estruturados a professores de ciências e alunos do ensino médio de uma escola pública e outra privada para avaliar como eles compreendem o conteúdo científico do espetáculo. Os dados quantitativos serão avaliados através de análise estatística e os dados qualitativos por meio de análise de conteúdo. Espera-se que, ao final do estudo, possamos colaborar para a compreensão do uso do teatro como uma ferramenta importante de divulgação científica, que promove a educação de forma simples, lúdica e acessível, assim como contribui para melhorar o aprendizado, a reflexão e a valorização cultural.

Externa à Instituição - KARINA OMURO LUPETTI - UFSCAR
Externa ao Programa - 1495311 - ADY CANARIO DE SOUZA ESTEVAO - nullPresidente - 3825899 - FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 14/07/2023 17:26