Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA AUXILIADORA RODRIGUES

DISCENTE : MARIA AUXILIADORA RODRIGUES
DATA : 27/07/2023
LOCAL: Sala de reuniões do Centro de Engenharias da UFERSA

RELAÇÕES ENTRE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DAS USINAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES DE ENSINO NAS ESCOLAS DE PONTA DO MEL EM AREIA BRANCA-RN

Temas transversais. Interdisciplinaridade. Energia eólica. Energia solar. Práticas Educativas.

A educação ambiental é um tema transversal obrigatório em todas as etapas de ensino no Brasil. Especificamente, na comunidade Ponta do Mel, município de Areia Branca, Estado do Rio Grande do Norte, esse elemento de formação básica requer uma compreensão acerca da produção de energias renováveis, uma vez que a área do entorno está fortemente ocupada por grandes empresas geradoras de energia eólica e mais recentemente, de energia solar. É necessário compreender os impactos positivos e negativos dessas atividades e associar aos processos de educação ambiental, especificamente, na escola do ensino fundamental. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como os impactos socioambientais das instalações e funcionalidades dos parques de energias renováveis são abordadas nas práticas interdisciplinares necessárias à Educação Ambiental na escola do ensino fundamental em Ponta do Mel, Areia Branca-RN. Se justifica pelo fato de ser uma pesquisa no contexto da educação básica que envolve questões dos impactos socioambientais dos parques de energia eólica e do parque de energia solar com as condições de vida, educação, costumes e o uso dos recursos ambientais pelos sujeitos nessa porção do oeste potiguar. Também apresenta como justificativa, a carência de estudos voltados a Ponta do Mel em Areia Branca/RN, que é bastante profícua em suas possibilidades de ensino do meio ambiente, ou seja, ao desenvolvimento de práticas interdisciplinares da Educação ambiental; os impactos dos parques eólicos e solares são quase sempre silenciados nas discussões ambientais quanto aos seus aspectos negativos, enquanto que os aspectos positivos, via de regra, são superestimados; a utilização de um tema local facilitará a apreensão do aluno, configurando um ensino mais contextualizado; a necessidade de pesquisas que corroborem com a prática de ensino das Ciências Ambientais; e, evidenciar que as relações entre impactos socioambientais locais e Educação Ambiental são possibilidades interdisciplinares de ensino nas escolas da educação básica. Metodologicamente a pesquisa será desenvolvida mediante Pesquisa documental, entrevistas, as entrevistas serão analisadas com apoio do Software Livre, Iramuteq 0.7 e pela análise de conteúdo.

Presidente - 1802972 - ALAN MARTINS DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - GILCELIA BATISTA DE GÓIS