Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALY SUIANY SANTIAGO DE SOUZA

DISCENTE : NATALY SUIANY SANTIAGO DE SOUZA
DATA : 31/07/2023
LOCAL: Sala do PROPPG

O EMOCIONAR DA ALEGRIA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NA ESCOLA.

Alegria. Aprendizagem da leitura e da escrita. Cognição. Experiência. Alfabetizadoras.

A pesquisa que apresentamos busca compreender como acontecem os movimentos do emocionar da alegria na experiência de criação do trabalho dirigido à aprendizagem da leitura e da escrita na escola. A pergunta que faço emerge de um percurso como professora alfabetizadora, ao observar, vivenciar as relações de aprendizagem na escola e, em meio à reflexão sobre a própria experiência, perceber diferentes modos de emocionar no trabalho da alfabetizadora. Ao mesmo tempo, observo e reflito sobre as possibilidades de ampliar a compreensão sobre como acontece a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças na escola. O emocionar é verbo, ação que destaco ao possibilitar compreender que a vida humana acontece nas múltiplas formas de vivermos na linguagem, como uma tecitura de redes de conversações sustentadas pelos movimentos do emocionar. A biologia e a ontologia da realidade do conhecer e do amar de Humberto Maturana esclarecem que o viver humano é tecido em redes de conversações e estas são construídas nas múltiplas formas de ação na linguagem. Escrever e ler são modos potentes de agir no mundo e, em nossa região - escolas do Rio Grande do Norte, Brasil -, ainda temos um cenário marcado pelo analfabetismo. Busco compreender como acontece e se transforma o emocionar da alegria na experiência da aprendizagem da leitura e da escrita no percurso de professoras. Os autores principais da pesquisa e que me dedico a estudar para a composição do projeto de pesquisa são: Humberto Maturana, para compreender a interconexão entre os processos de viver e conhecer na experiência de professoras da escola; Baruch Spinoza, para melhor compreender as afecções do corpo, os afetos na configuração do viver humano; Emília Ferreiro, para compreender a psicogênese da língua escrita; Esther Pillar Grossi, para construir pistas iniciais que potencializam o trabalho de criação de materiais e situações didáticas na experiência de uma pesquisa que será feita com professoras. A metodologia que adotamos é qualitativa, integrando algumas pistas do método da cartografia: a cartografia como método de pesquisa-intervenção, a aprendizagem da atenção no trabalho da pesquisadora cartógrafa, acompanhar processos e transformações na experiência, a dissolução do ponto de vista da observadora e a pesquisa como percurso no qual habitamos um território existencial. Como procedimentos de pesquisa utilizaremos a experiência de oficinar com as professoras, a tecitura de redes de conversações em encontros na escola, a construção de situações didáticas, a filmagem e transcrição de autonarrativas das participantes e a construção de marcadores no trabalho de observação e reflexão sobre as perguntas que as professoras se fazem no percurso da experiência, as emoções que emergem como recorrentes e em transformação, as ideias e as ações que se transformam no curso de realização desta pesquisa intervenção. Como resultado da pesquisa, pretendemos ampliar a compreensão sobre como acontecem transformações cognitivas relacionadas ao emocionar da alegria em um percurso de professoras que participam de uma experiência de construção de situações didático pedagógicas que integram diferentes materiais e tecnologias na promoção da aprendizagem da leitura e da escrita na escola.

Externa à Instituição - ESTHER PILLAR GROSSI - PESQUISADOR
Externa à Instituição - CLÁUDIA RODRIGUES DE FREITAS - UFRGS