Banca de DEFESA: JOELMA LINHARES DE OLIVEIRA

DISCENTE : JOELMA LINHARES DE OLIVEIRA
DATA : 31/07/2023
LOCAL: PROPPG

O FAZER DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE UM NÚCLEO DE EDUCAÇÃO RURAL DE MOSSORÓ-RN.

TDICs. Práticas Educativas. Ensino Remoto. Narrativas.

A presente pesquisa tem como objeto de estudo as práticas educativas das professoras de um Núcleo de Educação Rural do município de Mossoró/RN durante a pandemia causada pelo vírus SARS-coV-2, que resultou no fechamento das escolas por um tempo indeterminado. O objetivo geral é compreender as narrativas das professoras sobre suas práticas educativas no contexto do ensino remoto online de um Núcleo de Educação Rural de Mossoró-RN, os objetivos específicos, discutir as ações pedagógicas realizadas pelas professoras do Núcleo de Educação Rural Neci Campos; avaliar, a partir da perspectiva das professoras, as transformações nas práticas educativas no contexto da pandemia; analisar a percepção das professoras acerca de seus sentimentos e significações relacionados ao trabalho docente. O trabalho se justifica pela necessidade de priorizar os estudos que envolvam as práticas educativas da escola no período de pandemia. Também se fundamenta pela necessidade de os(as) professores(as) se reconhecerem como autores(as) do trabalho docente em que as experiências vividas e narradas sejam postas como objeto de investigação e estudo. Nesse sentido, emergiu a seguinte problemática de pesquisa: como ocorreu a atuação das docentes de um Núcleo de Educação Rural (NMRCN) do município de Mossoró/RN na articulação com as tecnologias no contexto da pandemia da covid-19? A pesquisa é de abordagem qualitativa, inclui a revisão de literatura e dados construídos a partir do diálogo com as participantes da pesquisa em roda de conversa, que são quatro professoras de duas escolas do campo que constituem o NMRNC. No contexto das experiências vividas em rodas de conversa, o trabalho foi referenciado pela pesquisa narrativa, em que a professora autora da pesquisa narra também seu processo formativo, bem como o seu trabalho em duas turmas ao longo do ano de 2020. A roda de conversa foi gravada em vídeo, o que colaborou para a reconstrução das narrativas. Para a interpretação desses dados construídos, foi utilizada a técnica da análise temática, com uso do Iramuteq, o qual nos apresentou quatro classes, que foram divididas em dois corpus: Ensino remoto, com as categorias recursos digitais e práticas pedagógicas; e o corpus sentimentos e significações, com as categorias medo na pandemia e sentimentos aflorados. A partir da leitura das fontes narrativas de memórias e de rodas, foi possível retirar lições do vivido. Compreendeu-se que as professoras e os alunos sentiram dificuldade com o manuseio das ferramentas tecnológicas, com a falta de recursos para acesso, dentre outros, o que prejudicou a aprendizagem das crianças. Esta pesquisa foi construída através do sentir, carrega na escrita narrativas de sentimentos vividos que se apresentam nos relatos com muita coragem e resiliência, apresentando ainda a transformação a partir da experiência.

Presidente - ***.634.740-** - DEISE JULIANA FRANCISCO - UFAL
Interna - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY