Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA DOS SANTOS CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA DOS SANTOS CAVALCANTE
DATA : 20/04/2023
LOCAL: Predio do PROPPG, sala 22

O DESAFIO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PENDEMIA DA COVID 19 DOS DOCENTES DA UFAL E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL

Saúde Mental. Pandemia. Estudantes.

A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeras incertezas, medos e angustias na vida das pessoas, com os estudantes não foi diferente, a nova rotina escolar diante da pandemia através do aumento da exposição de telas e uso de tecnologias antes desconhecidas, desencadeou nesse público uma série de transtornos como ansiedade e depressão. O presente estudo trata-se de um inquérito epidemiológico, do tipo transversal e descritivo com abordagem quantitativa, e visa avaliar como professores e estudantes tiveram que se reinventar durante a pandemia buscando novas formas de cognição e interação para facilitar a aprendizagem nesse período, além de discutir as mais diversas tecnologias disponíveis para este fim que vão desde tecnologias leves como a escuta qualificada, acolhimento, uso da linguagem até o uso de dispositivos tecnológicos utilizados nas aulas remotas. Através dos questionários aplicados após a análise dos dados verificou-se que docentes e discentes tiveram sua saúde mental abalada durante a pandemia, sobretudo os estudantes apresentaram maiores índices de indícios de sofrimento mental nesse período, o que buscaremos responder agora são quais variáveis nos mostrará o porquê dos estudantes terem sido aparentemente mais afetados durante a pandemia e quais as formas de enfrentamento usou-se durante a pandemia como forma de minimizar os riscos a sua saúde mental diante da nova rotina escolar de aulas remotas e como cultivar maneiras saudáveis de aprendizagem.

Presidente - ***.634.740-** - DEISE JULIANA FRANCISCO - UFAL
Externa à Instituição - KALYANE KELLY DUARTE DE OLIVEIRA