Banca de DEFESA: ANA ALICE DA SILVA CAMARA

DISCENTE : ANA ALICE DA SILVA CAMARA
DATA : 31/08/2022
LOCAL: Plataforma GoogleMeet

MÉTODOS DE PONDERAÇÃO PARA DEFINIÇÃO DAS IMPORTÂNCIAS RELATIVAS EM ESTUDOS DE AVALIAÇÃO SOCIAL DO CICLO DE VIDA

Avaliação Social do Ciclo de Vida. Elicitação de preferências. Ponderação; métodos multicritério

A Avaliação Social do Ciclo de Vida (ACV Social) é uma técnica proposta para avaliar aspectos sociais e socioeconômicos de produtos ao longo do seu ciclo de vida. Na ACV Social, nota-se a existência de decisões e interpretações baseadas em escolhas subjetivas obtidas sem um processo decisório estruturado. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa está associado a necessidade de se refletir sobre os métodos de ponderação para a elicitação de preferências das partes interessadas no contexto da ACV Social. Assim, a partir da identificação dos métodos de ponderação multicritério disponíveis na literatura científica, definiu-se três destes para serem implementados junto ao grupo de pesquisa Gyro, situado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sendo eles o Elicit, GPM e AHP. A escolha pelo Elicit e GPM foi dada pelo caráter não compensatório e por considerar o julgamento de um grupo de indivíduos. Quanto ao AHP, este foi utilizado por tratar-se do método mais difundido e utilizado em estudos anteriores da ACV Social. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: (i) definição do estudo de caso (ii) escolha das partes interessadas e subcategorias pertinentes (iii) construção dos instrumentos de coleta de dados dos três métodos (iv) implementação dos métodos com representantes das categorias de partes interessadas (v) análise dos pesos resultantes dos três métodos a cada categoria. Como resultado obteve-se que para as categorias consumidores e comunidade local, os três métodos apresentaram a mesma ordem de preferência, para categorias atores da cadeia de valor e trabalhadores, ordem de preferência dos três métodos divergiu em poucas posições. Quanto a categoria sociedade, esta foi a única que apresentou ordens de preferência bastante diferente nos três métodos. As subcategorias “Saúde e segurança” (na categoria consumidores), “condições de vida saudável” (na categoria comunidade local) e “trabalho infantil” (na categoria trabalhadores) obtiveram unanimidade nos três métodos sobre serem as subcategorias mais importantes. Considerando as percepções dos representantes consultados durante a coleta de dados, pode-se confirmar a necessidade de se avaliar as importâncias dadas às subcategorias durante o processo decisório, sendo essa etapa muitas vezes desconhecida e negligenciada. Assim, os métodos multicritério utilizados no contexto da ACV Social mostraram-se de grande valia e contribuição para a comunidade científica e também aos representantes das partes interessadas.

Presidente - 969.959.803-44 - BRENO BARROS TELLES DO CARMO - UFC
Externa à Instituição - CÁSSIA MARIA LIE UGAYA - UTFPR