Banca de DEFESA: ALINE MAYANE TAVARES DE MELO BEZERRA

DISCENTE : ALINE MAYANE TAVARES DE MELO BEZERRA
DATA : 30/08/2022
LOCAL: Google Meet

EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE OS ALGORITMOS.

Educação e Tecnologias Digitais. Algoritmos. Privacidade de dados. Competência Digital.

O presente estudo teve como objetivos compreender como os alunos entendem os algoritmos e navegam em um cenário de informações voláteis, analisar as percepções deles sobre as plataformas baseadas em algoritmos, descrever as ações que eles realizam nessas plataformas incluindo ações de proteção à privacidade, verificar a influência dos algoritmos no comportamento dos alunos nas redes sociais e navegação na internet, conforme sua opinião. Quanto ao enfoque teórico, ela apresenta as relações entre tecnologia e educação, uso de redes sociais, algoritmos, big data, capitalismo de vigilância e letramento digital. A metodologia empregada foi uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como exploratório-descritiva, apoiada em um estudo de campo realizado com discentes dos terceiros anos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Francisco Veras, Angicos/RN. A pesquisa de campo aconteceu com a realização de entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram gravadas e conduzidas com 15 alunos de faixa etária entre 17 a 19 anos. Os dados foram produzidos a partir da transcrição das entrevistas, e a análise foi realizada com as seguintes temáticas: vínculo ativo/ambivalente com as plataformas orientadas por algoritmos; práticas de proteção à privacidade na internet; preocupação em relação à vigilância nas redes e, por fim, pontos positivos e negativos em relação ao uso das redes sociais e plataformas de streaming. As conclusões do estudo indicam que os alunos, apesar de serem usuários ativos, não reconhecem as intenções das grandes plataformas que usam os algoritmos para captação de dados e exploração desses, são leigos em relação às questões de proteção e privacidade de dados e não estão totalmente preparados para navegarem em um mundo de tecnologias que estão mudando a forma como criamos, compartilhamos e avaliamos informações.

Externo à Instituição - CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS - UFAL
Presidente - 553.634.740-34 - DEISE JULIANA FRANCISCO - UFAL
Externa à Instituição - NIZE MARIA CAMPOS PELLANDA - PESQUISADOR
Notícia cadastrada em: 24/08/2022 12:02