Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA RAQUEL MARTINS DE HOLANDA

DISCENTE : ANA RAQUEL MARTINS DE HOLANDA
DATA : 12/08/2022
LOCAL: Via Google Meet

DESCOBRINDO AS INSIGNIFICÂNCIAS: UM OLHAR PARA O JOVEM EM SITUAÇÃO DE SOFRIMENTO PSÍQUICO.

Saúde Mental; Território; Escolarização; Pertencimento.

Ainda que exista um marco legal, a construção de uma política voltada para os jovens que considere suas particularidades é um dos maiores desafios para a área de Saúde Mental. Atualmente, as políticas de saúde mental que tratam do cuidado destinado à juventude seguem um modelo fundamentado nos princípios e diretrizes do SUS, operacionalizado, principalmente, por meio da Rede de Atenção Psicossocial. Com a articulação em rede, pretende-se que a atenção em saúde mental esteja inserida nos diferentes dispositivos de cuidado do território, possibilitando aos sujeitos a autonomia de suas vidas com cidadania e participação social. Nesta perspectiva, o presente estudo se justifica pela necessidade de compreender a realidade local e como a política em saúde mental voltada para os jovens se operacionaliza. Para isso, a escolha do método é norte e orienta como será desenvolvido a construção do conhecimento. Desta feita, o caminho metodológico escolhido se ancora, em seus pressupostos e práticas possíveis, na pesquisa qualitativa circunscrita no formato de pesquisa-intervenção. Compreendendo que intervir na pesquisa é possibilitar a produção de subjetividades e de invenções, utilizaremos de oficinas como instrumento da pesquisa. Neste sentido, o oficinar surge também como uma atividade que possibilita o exercício da criatividade, e por meio do criar conhecer e da sentidos as experiencias subjetivas com o outro e no mundo. A pesquisa será realizada no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Enfª Maria de Fátima Araújo Fernandes de Medeiros, localizado na rua Adauto Pinheiro, nº 70, Bairro Nova Betânia, Mossoró-RN. Serão acolhidos para participar da pesquisa os usuários que frequentam regularmente das atividades do grupo de jovens e, seguindo os preceitos éticos em pesquisa envolvendo crianças e adolescentes, com a anuência dos pais aceitarem o convite para participar do estudo. Para análise e interpretação do material colhido durante as oficinas será utilizado o modelo de Análise Temática. Como resultado da pesquisa esperamos produzir conhecimentos a partir dos encontros e da escuta e assim compreender quem é o jovem usuário do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil do município de Mossoró-RN, em termos de escolarização, trânsito pelo território e pertencimento.

Externo à Instituição - DANIEL DE QUEIROZ LOPES - UFRGS
Presidente - 553.634.740-34 - DEISE JULIANA FRANCISCO - UFAL