Uma metodologia para avaliação da experiência do usuário aplicada ao perfil de mulheres gestantes e puérperas: Um estudo de caso no aplicativo Higia Way
Experiência do Usuário, Usabilidade, Métricas, Design Centrado no Usuário, aplicativo, mulheres, gravidez, conteúdo gestacional
O avanço das novas tecnologias associadas a diferentes formas de interação, a diversidade de público e as interferências contextuais criam barreiras para a avaliação da usabilidade dos aplicativos desenvolvidos para smartphones. Os recursos móveis fornecem novas maneiras de interação e essas aplicações dependem do cenário da interação. E um dos grandes desafios é propor abordagens que permitam realizar testes de usabilidade com a associação de dados quantitativos, qualitativos e subjetivos em uma mesma validação. Outro ponto relevante em relação à avaliação é a falta de metodologias quem contemplem aspectos emocionais que atingem os usuários em determinado contexto, como, por exemplo, uma ferramenta cujo usuários sejam mulheres que estejam grávidas e puérperas. Sendo assim, este trabalho visa apresentar um modelo de validação referente à usabilidade, contextualizado ao cenário de interação com personas pré-definidas para obtenção dos seus sentimentos com relação ao aplicativo utilizado. Os resultados preliminares estão relacionados com a inspeção na interface do aplicativo com uma proposta iniciai de alteração do layout. Em seguida foi realizada a primeira validação com um público pequeno de mulheres grávidas, onde as respostas já estão sendo analisadas para o desenvolvimento de uma nova versão. Também foi construído um modelo do mapa da persona para ser aplicado. Almeja-se, como resultados futuros, uma metodologia que mensure a experiência e qualidade no uso de aplicativos voltado para o público alvo de mulheres grávidas e puérperas que possa proporcionar ao desenvolvedor bases teóricas para o desenvolvimento de aplicação com esse foco.