Banca de DEFESA: JARLENE FABIANA LIMA DE MORAIS

DISCENTE : JARLENE FABIANA LIMA DE MORAIS
DATA : 09/03/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet

AVALIAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UFERSA POR PROFESSORES E ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO

Ensino Remoto Emergencial. Pós-graduação. Pandemia Covid-19. Tecnologias digitais.

Este trabalho de pesquisa objetivou realizar uma avaliação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) implementado na UFERSA, no que diz respeito à integração das tecnologias digitais, na perspectiva de alunos e professores da pós-graduação durante a pandemia da Covid-19, investigando fatores que dificultaram ou não a continuidade das atividades acadêmicas através desses recursos. Este é um estudo de abordagem de métodos mistos (quali-quantitativo) de caráter descritivo, para o qual aplicou-se questionários com 154 discentes e 10 docentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição. Os dados quantitativos foram avaliados por meio de análise estatística descritiva e os dados qualitativos por meio de análise de conteúdo. Ao final do estudo, os dados obtidos evidenciaram uma boa avaliação do ERE por parte dos discentes, haja vista eles terem demonstrado uma boa adaptação ao ensino online e considerado as metodologias empregadas pelos docentes satisfatórias durante o período. Essa avaliação se dá apesar de parte dos alunos afirmarem terem tido problemas de acesso a tecnologias e a internet e sua saúde mental ter sido afetada durante a pandemia. Já os docentes foram categóricos ao preferirem o ensino presencial ao remoto, embora concordem que este conseguiu cumprir o seu papel durante esse período, não descartando a possibilidade de aderirem a atividades híbridas após a pandemia, levando em conta as oportunidades trazidas pelo ERE. O atual contexto das atividades da pós-graduação da UFERSA requer que se pense estratégias de melhorias para um retorno presencial seguro, não prescindindo todo o aprendizado e ações pedagógicas desenvolvidas durante o ERE e considerando o uso efetivo e crítico das tecnologias digitais para um contexto pós-pandemia.

Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Presidente - 3825899 - FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR