Banca de DEFESA: JULIANA LEILANY DE LIMA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA LEILANY DE LIMA DANTAS
DATA: 28/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O PROCESSO SAÚDE E DOENÇA DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA PANDEMIA DA COVID - 19: DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE AO PÓS MORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Burnout; COVID-19; Profissional; Qualidade de vida


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Em Março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou pandemia da COVID-19, um cenário de emergência em saúde pública, provocou mundialmente a necessidade de restruturação e logística da assistência em saúde. O objetivo geral da pesquisa é descrever e analisar estatisticamente e quantitativamente o processo saúde e doença dos profissionais que atuam na pandemia da COVID- 19, da assistência ao pós morte, no município de Pau dos Ferros- RN, polo da VI Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte -RN. Especificamente, descrevendo estatisticamente os agravos acometidos aos profissionais que lida diretamente com a pandemia da COVID-19, associando o acometimento de agravo e características sociodemográficas e de saúde desses profissionais. Além disso, avaliar a qualidade de vida e a frequência da síndrome de Burnout dos profissionais que atuam na linha de frente da COVID-19 segundo variáveis fisicas, psicológicas, relações sociais e ambientais, discutindo a influência da pandemia no exercício profissional, tanto na assistência à saúde quanto no pós morte. Inicialmente, foi realizado uma revisão integrativa com total de 25 artigos completos para avaliar criticamente os fatores relacionados ao local de trabalho que demonstraram uma influência na saúde psicológica e mental durante a pandemia da COVID-19. A maioria dos estudos enfocou o impacto psicológico que o enfrentamento a COVID-19 está proporcionando, tais como estresse e ansiedade, e também foi avaliado a Síndrome de Burnout. Dentre os estudos buscados, nenhum apesentou resultados direcionados aos agentes funerários e seu processo de trabalho diante da pandemia. Essa pesquisa, trata-se de um estudo com a abordagem quantitativa e análise estatística, o campo da pesquisa foi delimitado ao município de Pau dos Ferros – RN, localizado no estado do Rio Grande do Norte, diante da regionalização em saúde do estado, Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), atende às demandas dos 37 municípios que compõem a VI região de saúde do Rio Grande do Norte, localizados no Alto Oeste Potiguar. Foram atribuídos os seguintes critérios de inclusão e exclusão dos participantes desta pesquisa: A) Profissionais a partir dos 18 anos de idade; B) Trabalhar em uma das referidas instituições no município de Pau dos Ferros – RN, diante da Pandemia provocada pela COVID-19. D) Atuar diretamente com paciente suspeitos e ou confirmados por infecção por coronavírus (COVID -19). Os critérios de exclusão foram: A) Apresentar uma condição clínica que impeça sua participação na pesquisa, B) Não apresentar nenhum tipo de endereço eletrônico que viabilize o manejo do instrumento de coleta de dados, C) Em caso de vinculo em ambas instituições, só irá responder somente por uma instituição. Diante do encaminhamento dos instrumentos de coletada, através do contato virtual, considerando os critérios de inclusão e exclusão, participaram 131 profissionais, neste estudo.
O impacto no processo saúde e doença, que reflete na qualidade de vida dos profissionais que lidam como linha de frente da pandemia da COVID-19, será analisada por meio da Escala WHOQOL- bref (World Health Organization Quality of Life – Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde – Versão abreviada), a terceira parte será através da Maslach Burnout Inventory (MBI), que objetiva avaliar a Exaustão Emocional, a Despersonalização e a Realização pessoal dos profissionais. Foi solicitado o e-mail e ou outro canal de comunicação da empresa com estes funcionários, afim de explicitar sobre a pesquisa e a solicitação de participação destes, considerando o atual cenário da pandemia da COVID -19, como medida de segurança, será realizado por meio eletrônico. A coleta dos dados foi realizada por meio de ferramenta online (Gloogle forms), os dados foram armazenados em planilha Excel e analisados com o software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS, versão 21.0. A normalidade da distribuição dos dados foi verificada com o Teste de Kolmogorov Smirnov e as variáveis quantitativas foram descritas na forma de média e desvio padrão ou mediana e intervalo interquartil, segundo sua normalidade ou assimetria, respectivamente. As variáveis categóricas forma apresentadas em valores absolutos e relativos. A comparação entre as medidas quantitativas foi realizada através dos testes T de Student, Mann-Whitney e ANOVA, com Post Hoc de Diferença Mínima Significativa, representado segundo método de Tukey, com letras sobrescritas diferentes indicando diferença estatística significativa e letras sobrescritas iguais, indicando ausência de diferença estatística significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 968.355.404-00 - ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO - UERN
Externo à Instituição - JANIEIRY LIMA DE ARAÚJO - UERN
Interno - 1920159 - JOAO MARIO PESSOA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 27/09/2021 11:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01