Banca de DEFESA: ANA RAQUEL DE SOUSA BARBOSA

DISCENTE: ANA RAQUEL DE SOUSA BARBOSA
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Via Videoconferência

AVALIAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO MÓVEL COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM UBÍQUA INFORMAL: MOTIVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS

Aprendizagem Ubíqua. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Ensino. Aprendizagem

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este trabalho se trata de uma pesquisa sobre a Aprendizagem Ubíqua, tendo como objetivo geral validar a aprendizagem ubíqua através do aplicativo de aprendizagem ubíqua – Blues. Já os objetivos específicos deste estudo se dão por analisar as motivações, dificuldades, benefícios e avaliar o desempenho dos indivíduos que auxiliaram na pesquisa. A metodologia apresenta uma fundamentação teórica tendo como principais referências Otto (2016); Conte e Martini (2015); Kenski (2003); Valente, Freire e Arantes (2018); Monteiro et al (2015); Santaella (2014); Pinheiro e Monteiro (2019), Ceni; Barbosa; Silva (2017), entre outros autores, sendo realizada por meio de uma pesquisa de campo e se caracterizando como um trabalho de cunho qualitativo. A coleta de dados foi feita por meio de observação participante,entrevista semiestruturada, reencenação e questionário, tais métodos foram fundamentais para a busca de respostas aos objetivos desta pesquisa. Participaram, portanto, desta pesquisa alunos e ex-alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, tendo um total de 30 (trinta) voluntários. Os relatos destes participantes durante a realização da pesquisa nos levaram a obter resultados significativos.

Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Interno - 1855470 - BRUNO DE SOUSA MONTEIRO