Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE ANDRADE SALDANHA

DISCENTE: FELIPE ANDRADE SALDANHA
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Google Meet

JOGOS TEATRAIS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EXPERIÊNCIA DE PESSOAS SURDAS EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL

Gênero. Sexualidade. Educação. Pessoa Surda.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A pesquisa se propõe a discutir gênero, sexualidade, teatro e pessoa surda no contexto educacional a partir dos jogos teatrais de Boal. Ao trabalhar com a arte educação e conviver com diferentes circunstâncias referidas ao modo como em nossa sociedade acolhe ou segrega as pessoas em virtude de seus diferentes modos de viver o amor e a sexualidade, eu me coloco a seguinte questão de pesquisa: como as pessoas surdas entendem suas questões de gênero e sexualidade através dos jogos teatrais?
O tema é de grande relevância pessoal, comunitária e científica, diante da dramática e brutalidades que acontecem diariamente em nosso país e mesmo no mundo, quando fortalecemos uma cultura de exclusão e violência, um viver que nega a biologia do amor, constitutiva nos processos de conservação do viver humano. O estudo será de natureza qualitativa, com emprego da metodologia em primeira pessoa proposta por Francisco Varela e colaboradores, na forma de pesquisa-intervenção com jogos teatrais, seguindo pistas da metodologia criada por Augusto Boal, o Teatro do Oprimido – TO. O campo empírico da investigação será alunos surdos Centro Estadual De Capacitação De Educadores E Atendimento Ao Surdo - CAS. Realizaremos os seguintes procedimentos de pesquisa: a experiência criativa dos jogos teatrais, a escuta sensível de autonarrativas dos participantes, transcrição das mesmas e o trabalho no qual buscaremos marcadores da diferença, atentando para o modo de coordenar ideias, emoções, entendimentos, especialmente as inquietudes percebidas e as perguntas que os participantes se colocam no ato de criação em que trazem seus repertórios humanos, ao se depararem com questões envolvidas no eixo gênero, sexualidade e vida cotidiana. Organizaremos encontros para a ativação da escuta sensível que nos permite compreender, inspirados na Biologia do Conhecer, mudanças cognitivas relacionadas ao tema da pesquisa. Como aprendizagens, pretendemos trazer contribuições para a ciência e nossa vida cotidiana ao ampliar a reflexão sobre como estamos a construir formas de convivência e aprendizagem nas diferentes circunstâncias nas quais ganham visibilidade a diversidade dos modos de viver o amor e a sexualidade.

Externo à Instituição - HÉLIO JUNIOR ROCHA DE LIMA - UERN
Presidente - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY