Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA BEATRIZ DE MEDEIROS REGIS FERREIRA

DISCENTE: ANA BEATRIZ DE MEDEIROS REGIS FERREIRA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Google Meet

GÊNERO E SAÚDE MENTAL NA EXPERIÊNCIA DE SERVIDORAS TÉCNICO-ADMINISTRATIVAS DA UNIVERSIDADE: um olhar na perspectiva da biologia do conhecer.

Gênero. Saúde Mental. Biologia do Conhecer. Servidoras Técnico-Administrativas. Universidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A pesquisa se propõe a discutir gênero e saúde mental na Universidade. As minhas - vivências da autora, percursos de vida, trabalho e estudo acadêmico, complementados pela experiência como aluna especial no PPGCTI, em 2019, encorajaram a compor um projeto de pesquisa que contempla a Biologia do Conhecer e do Amar e a experiência de servidoras técnico-administrativas na universidade. A rede teórica principal para realizar a pesquisa sobre gênero e saúde mental na universidade conta com Humberto Maturana e Francisco Varela (2001), com os conceitos - redes de conversações, deriva natural e o questionamento sobre amar e cuidar em contraposição ao competir, reflexões com as quais ampliamos o entendimento sobre modo humano de conservar o viver; Nise da Silveira, com os conceitos de afeto catalisador e emoções de lidar, potentes e inovadores nos estudos e experiências de promoção da saúde mental; Judith Butler, Flávia Biroli, entre outros cientistas que se dedicam à reflexão sobre gênero, bem como aos modos de viver no contexto da educação. A pesquisa perpassa pelo eixo cognição, tecnologias e instituições; fazendo emergir a pergunta e, porque não dizer, questão da minha vida como pesquisadora? Resultado de minhas inquietações e interações enquanto mulher, servidora pública e cientista em formação, transformo preocupações com o viver e com a própria saúde mental como autora em tema sobre o qual busco compreensão. Deste modo, este projeto se constrói a partir da pergunta: _ “Como ocorrem as transformações cognitivas referidas à gênero e ao cuidado em saúde mental na experiência de servidoras técnico-administrativas da UFERSA?”. Nesta pesquisa, discutirei aspectos de um fazer científico pertinente e consciente, interessada por compreender as inquietudes e emoções que sustentam o fazer da mulher na universidade, em que também me incluo. O trabalho propõe uma reflexão transdisciplinar que se faz em perspectiva sistêmica. Acolhemos a liberdade reflexiva, a autonomia como exercício da autoria da pesquisadora diante da vida que acredita e busca fortalecer. Conhecer e viver se entrelaçam neste projeto, assim como as formas da existência, da experiência e os movimentos de transformação da autora: uma busca, não só pelo aprender e conhecer, mas pelo desejo de construir sabedoria que só acontece quando nos entregamos com amorosidade à arte do conviver. Nesse contexto de leituras e reflexões para promover maior aproximação com a questão de pesquisa proposta, este estudo se define como pesquisa de mestrado de natureza qualitativa, seguirá escrito em primeira pessoa - já acolhendo a presença do/a observador/a como responsável pelas explicações que faz no trabalho de pesquisa- e será realizado com as mulheres servidoras técnico-administrativas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, lotadas no Campus Sede, em Mossoró-RN. Criarei estratégias metodológicas que favorecem a escuta livre e sensível das suas experiências referidas a gênero, trabalho, saúde mental e o viver cotidiano na universidade. Atentarei para marcadores que emergem das autonarrativas que tecemos em encontros e con-versações, de modo a observar e refletir sobre as coordenações de condutas que visibilizam – emoções, linguagem, experiência - das participantes da pesquisa. Pretendemos, ainda, mediante um cuidadoso trabalho orientado pelas pistas da cartografia, acompanhar as emergências e ampliar nosso entendimento sobre o tema da pesquisa. Esperamos, com a pesquisa proposta, possibilitar que a comunidade acadêmica e científica perceba, com os conhecimentos construídos, a importância do cuidado em saúde mental e da equidade de gênero na Universidade. É fundamental ressaltar a necessária transformação do entendimento da comunidade a esse respeito, de modo a acolher as mulheres e os homens em relações sustentadas na legitimidade da presença um do outro, na alegria da colaboração e da amorosidade. Desta pesquisa estamos comprometidas com publicações de artigos científicos em periódicos e anais de eventos acadêmicos potentes; além da promoção de redes de cuidado e cooperação, rodas de conversa, entre outros, que contribuam significativamente com a educação superior, instituição muito importante em nossa sociedade.

Presidente - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
Externo à Instituição - LETÍCIA MARIA SCHABBACH - UFRGS