Banca de DEFESA: GUSTAVO CORINGA DE LEMOS

DISCENTE: GUSTAVO CORINGA DE LEMOS
DATA: 30/07/2021
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/bwh-hvtp-kho

MODELO DE REFERÊNCIA PARA IDENTIFICAÇÃO DE APLICATIVOS DE TRADUÇÃO UTILIZADOS NA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DA PESSOA SURDA: UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA

Tecnologia Assistiva, Inclusão Educacional, Surdez, Análise Multicritério de Apoio à Decisão, PROMSORT

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A inclusão social visa garantir ao estudante com deficiência o acesso e permanência ao sistema educacional qualificado. Dentre as pessoas com deficiências inseridas no sistema de ensino brasileiro estão os surdos, que rotineiramente enfrentam o desafio de um sistema onde faltam professores capacitados para a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em suas atividades acadêmicas. As tecnologias assistivas (TA) podem suprir, em parte, esta lacuna, cumprindo uma função relevante no processo educacional da pessoa surda. Entretanto, nem todas elas são completamente adequadas à inclusão da pessoa surda no ambiente escolar. Assim, identificar quais dessas tecnologias são mais adequadas para este processo de inclusão é um fator fundamental para uma efetiva inclusão da pessoa surda na escola. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo propor um modelo de referência para subsidiar o processo de escolha de aplicativos e/ou recursos de TA na perspectiva da mediação educacional dos surdos, considerando contextos locais. A metodologia proposta está dividida em três etapas: (i) concepção do modelo; (ii) coleta de dados e; (iii) classificação dos aplicativos. O modelo proposto foi aplicado para ilustrar seu funcionamento junto a discentes do Curso de Licenciatura em Letras/Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Campus Caraúbas. Os aplicativos VLIBRAS e HANDTALK foram classificados como “Adequados”, o PRODEAF como “Pouco Adequado” e o FALIBRAS como “Inadequado”. Análise de sensibilidade demonstrou que os resultados de classificação obtidos são estáveis. Assim, conclui-se que é possível utilizar este modelo multicritério de referência para selecionar os aplicativos que são mais adequados para utilização no processo de mediação educacional da pessoa surda, uma vez que este se mostrou robusto e eficaz após a sua aplicação com os usuários desse tipo de tecnologia.

Presidente - 1750073 - BRENO BARROS TELLES DO CARMO
Interno - 2077501 - GERCIANE MARIA DA COSTA OLIVEIRA