Banca de DEFESA: LAYRA NIRELLY JÁCOME DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYRA NIRELLY JÁCOME DE ARAÚJO
DATA: 30/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência - Google Meet
TÍTULO:

APARELHO PORTÁTIL PARA AUXÍLIO DIDÁTICO NA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): ESTUDO DE VALIDAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia; Dispositivos vestíveis; Ensino; Interdisciplinaridade; Ressuscitação cardiopulmonar.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

As tecnologias e suas aplicabilidades exercem influência direta na formulação de novas estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem na área da saúde. Os sistemas inteligentes wearable, ou tecnologias vestíveis se tornaram importantes aliados de profissionais na promoção e cuidado em saúde, além de constituírem um recurso educacional eficaz em atividades de simulação prática no ambiente acadêmico. Nesta perspectiva, criou-se o aparelho portátil na forma de pulseira para auxílio didático na manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com a finalidade orientar docentes e estudantes, por meio de linguagens táteis e visuais, para manutenção do ritmo e frequência durante o atendimento em primeiros socorros. Considerando a necessidade de se identificar suas potencialidades e limitações, o presente estudo tem como objetivo validar o aparelho portátil de auxílio didático para RCP voltado ao processo ensino-aprendizagem de profissionais de saúde. Trata-se de uma pesquisa metodológica de abordagem quantitativa e qualitativa realizada no ano de 2020 em duas instituições públicas de ensino no município de Mossoró/RN. A validação se deu junto a um grupo de 12 juízes experts, selecionados seguindo-se os critérios: ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes, ser docente do magistério superior na área de saúde dos cursos de gradução em medicina ou enfermagem, titulação mínima de especialista e três anos de experiência na docência. Os juízes responderam a um questionário avaliativo no formato escala de Likert que incluam questões abertas. O tratamento dos dados quantitativos se deu a partir de estatística descritiva simples, utilizando-se o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Na análise qualitativa, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática. Como resultados, aponta-se que o instrumento para a validação do aparelho portátil de auxílio didático na ressuscitação cardiopulmonar obteve o Coeficiente de validade de conteúdo (CVC), de 0,92, considerado satisfatório e o Índice de validade de conteúdo (IVC) de 0,95 indicando uma ótima concordância entre os juízes experts. Nos achados qualitativos, elaborou-se duas categorias temáticas e seus respectivos temas, a saber: 1) O uso de tecnologia para auxílio didático no ensino da área da saúde e seus temas: i) Acesso e disponibilidade das tecnologias, ii) Tecnologia no processo de ensino-aprendizagem; e, iii) Tecnologia e a prática profissional; e, Categoria 2 – Potencialidades e desafios para uso das tecnologias no ensino na saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 968.355.404-00 - ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO - UERN
Presidente - 1920159 - JOAO MARIO PESSOA JUNIOR
Externo à Instituição - RODRIGO DA SILVA MAIA - UFC
Notícia cadastrada em: 17/10/2020 18:46
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