Banca de QUALIFICAÇÃO: CIBELLE DOS SANTOS CARLOS AMORIM

DATA: 15/09/2020
LOCAL: Webconferência - Google Meet

GESTÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE

Gestão. Universidade. Saúde mental. Tecnologias.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A pesquisa se propõe a discutir o tema da saúde mental no ensino superior. Ao trabalhar como técnica administrativa na universidade, ativar o sensível em relação às circunstâncias de adoecimento no social e tematizar a gestão na formação anterior em engenharia de produção, eu me coloco a seguinte questão de pesquisa:_ Como os gestores na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) organizam suas ações cognitivas e integram tecnologias voltadas à promoção de saúde mental no ensino superior? No tempo presente, diante das graves crises sociais que vivemos, precisamos fortalecer diálogos que promovam reflexões sobre saúde mental e sobre o mundo que queremos conservar no viver-fazer a educação na universidade. O tema da saúde mental e da gestão ganha potência e se mostra urgente. Com a pergunta, queremos compreender como estamos a lidar com a saúde mental na universidade e que tecnologias são empregadas quando o propósito é atentar para a dimensão subjetiva que nos constitui como seres humanos. Buscaremos refletir sobre o viver que queremos conservar para fazer desencadear mudanças que nos permitam conservar a própria vida, bem como refletir sobre questões que sejam essenciais para a promoção da saúde mental na educação superior. O estudo será de natureza qualitativa, com emprego da metodologia em primeira pessoa proposta por Francisco Varela e colaboradores, na forma de pesquisa-intervenção. O campo empírico da investigação será a UFERSA e os participantes a serem convidados serão gestores do Campus Sede na cidade de Mossoró/RN e que atuam nas diversas instâncias administrativas da universidade. Realizaremos os seguintes procedimentos de pesquisa: análise de documentos institucionais, identificação e descrição de tecnologias de gestão e tecnologias de si voltadas para a promoção do cuidado em saúde mental e organizaremos encontros para a ativação da escuta sensível que nos permite compreender as condutas dos gestores referidas à promoção da saúde mental no contexto de suas experiências.

Interno - 1802972 - ALAN MARTINS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - CUSTÓDIA ALEXANDRA ALMEIDA MARTINS - NI