Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYNNA SANDY SOUZA LIMA

DISCENTE: THAYNNA SANDY SOUZA LIMA
DATA: 28/08/2020
LOCAL: Vídeoconferência

Habilidades metacognitivas de aprendizagem e o processo de adaptação acadêmica ao semestre letivo em formato remoto

metacognição; adaptação acadêmica; universitários; aulas remotas

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As habilidades metacognitivas do estudante desenvolvem um papel essencial nos processos de regulação da sua aprendizagem. A metacognição e a aprendizagem autorregulada são construtos que potencializam a capacidade do estudante de gerenciar as dificuldades e exigências com as quais se depara no ensino superior, contribuindo com a sua adaptação. A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as relações entre as habilidades metacognitivas de estudo dos discentes da graduação Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) durante o período das aulas remotas. Caracteriza-se como uma pesquisa transversal e descritiva, com uma abordagem quantitativa. Será desenvolvido com a população de discentes da graduação da UFERSA de campus diversos. Para contemplar os objetivos serão utilizados: um questionário sociodemográfico, um questionário de avaliação da adaptação acadêmica e uma escala de avaliação das estratégias metacognitivas no estudo. Os dados serão coletados on-line por meio da ferramenta Google Forms.

Interno - 553.634.740-34 - DEISE JULIANA FRANCISCO - UFAL
Externo à Instituição - MARISETE MARIA WELTER - NI