Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO CORINGA DE LEMOS

DISCENTE: GUSTAVO CORINGA DE LEMOS
DATA: 24/07/2020
LOCAL: Google Hangouts Meet

FRAMEWORK PARA ANÁLISE DE TECNOLOGIA ASSISTIVA UTILIZADA NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DA PESSOA SURDA

Tecnologia Assistiva, Inclusão Educacional, Surdez, métodos multicritério.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Atualmente, convivemos com o paradigma da inclusão social, que garante ao aluno com deficiência o acesso e permanência ao sistema educacional qualificado. Mesmo com isso, ainda são constantes as reclamações e críticas de professores e dirigentes escolares que argumentam não estarem preparados para trabalhar com este público. Diante disso, a participação dos alunos com deficiências no processo de inclusão educacional, na maioria dos casos, só pode ser garantida com a presença dos recursos de Tecnologia Assistiva. Dentre as pessoas com deficiências inseridas no sistema de ensino brasileiro, estão os surdos, que rotineiramente enfrentam o desafio de um sistema onde faltam professores capacitados para a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em suas atividades acadêmicas. Acredita-se que as tecnologias e a autoria de materiais possibilitada por estas, cumprem uma função relevante no processo educacional da pessoa surda, entretanto, nem todas as tecnologias assistivas são completamente adequadas à inclusão da pessoa surda no ambiente escolar. Assim, surge a questão de pesquisa trabalhada nessa dissertação: Como identificar aplicativos/tecnologias assistivas mais adequados(as) para facilitar o processo de aprendizagem da pessoa surda? Assim, o presente trabalho tem como objetivo propor um framework para analisar os aplicativos e/ou recursos de TA, de forma a identificar aqueles mais adequados para uso na perspectiva da inclusão dos surdos na escola. Para tanto, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, classifica-se como uma pesquisa de campo e exploratória. O estudo será desenvolvido com a participação de discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Letras/Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Campus Caraúbas. Para o desenvolvimento do estudo, este será dividido em 7 etapas, sendo estas complementares e necessárias para se alcançar o resultado, sendo estas: Identificação dos Aplicativos e/ou Recursos de TA; Identificação dos Critérios de Avaliação; Refinamento dos Critérios; Elicitação de Parâmetros; Avaliação dos Aplicativos; Classificação dos Aplicativos; Análise de Sensibilidade nos Pesos. Com o desenvolvimento do presente estudo, espera-se ainda que possam ser geradas contribuições significativas no processo educacional da pessoa surda, uma vez que o estudo poderá abordar novas perspectivas relacionadas ao uso de aplicativos e/ou recursos de TA no âmbito educacional, possibilitando que os surdos possam ter a garantia de um processo educacional efetivo.

Presidente - 1750073 - BRENO BARROS TELLES DO CARMO
Interno - 2077501 - GERCIANE MARIA DA COSTA OLIVEIRA