Banca de DEFESA: GIRLENE BORGES DE CARVALHO

DISCENTE: GIRLENE BORGES DE CARVALHO
DATA: 25/05/2020
LOCAL: Webconferência - Google Meet

ELABORAÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL DE FERRAMENTA DE AUXÍLIO NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES SURDOS

Surdo, Intérpretes, Libras, Modelo Conceitual.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Diversos fatores influenciam no aprendizado do aluno surdo, sendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) um elemento fundamental nesse processo. A utilização de recursos visuais na educação de surdos é extremamente relevante para o aprendizado, ajudando na interpretação e significados. Entretanto, há uma deficiência de material em Língua de Sinais nas disciplinas, que por sua vez, colocam os estudantes à margem do processo de aprendizagem, uma vez que os Tradutores ou Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) precisam compreender a disciplina e ministrá-la juntamente com os professores. Neste contexto, esta pesquisa busca analisar as necessidades demandadas pelos intérpretes para a tradução de expressões em domínios específicos nas disciplinas ministradas, como também as demandas dos estudantes surdos para acompanhar as aulas ministradas em turmas de estudantes surdos e estudantes ouvintes. Diante disso, é proposto aqui um modelo conceitual de ferramenta para ampliar o vocabulário de conteúdos de domínios específicos, de modo a ser utilizado por interpretes/professores e estudantes surdos em suas práticas de ensino-aprendizagem.

Externo à Instituição - ANNE GABRIELLA DIAS SANTOS - UERN
Presidente - 1855470 - BRUNO DE SOUSA MONTEIRO