O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: um estudo fenomenológico sobre os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor.
Robótica educacional. Metodologias ativas. Prática pedagógica. Fenomenologia.
Ao apresentar uma base de conhecimento inter/multidisciplinar, a robótica educacional, quando é trabalhada pelo professor por meio de metodologias ativas na sala de aula possibilita empreender uma prática pedagógica centrada no aluno. Nessa perspectiva, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo em analisar os desafios e possibilidades gerados na aplicação da robótica educacional por meio de metodologias ativas na prática pedagógica do professor. Os pressupostos epistemológicos que revestem esta pesquisa fenomenológica estão fundamentados, sobretudo, nas discussões de Papert (1994), Campos (2017), Martins (2006) Bacich e Moran (2018), Sancho (2006), Freire (1996), Carvalho Neto (2018), Heidegger (2005) e Forghieri (2019). Como procedimento metodológico, pode-se utilizar nesta pesquisa o método fenomenológico de investigação.
Desta forma, o processo de obtenção dos dados no lócus de pesquisa consistiu através da aplicação de entrevista semiestruturada, questionário semiestruturado e observação sistemática com quatro professores que trabalham em uma escola pública da rede municipal de ensino no município de Caraúbas-RN. Mediante a interpretação dos dados, foi possível constatar que a incorporação da robótica educacional por meio de metodologias ativas na prática pedagógica do professor pode oferecer as instituições a oportunidade de
empreender um currículo prescrito inovador para os alunos desenvolverem o seu próprio processo de ensino-aprendizagem a partir do aprender fazendo. Apesar desse aspecto positivo, contudo, evidenciamos através desta pesquisa que existem, hoje, vários desafios para as instituições poderem concretizar a robótica educacional por meio de metodologias ativas na prática pedagógica. Após estas constatações, espera-se que esta pesquisa fenomenológica possa contribuir para situar no âmbito das instituições um novo paradigma
de ensinar e aprender por cooperação-colaboração entre professor-aluno e aluno-aluno.