ENSINO DE CIÊNCIAS E A APLICAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA: EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ASSÚ/RN.
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Realidade Aumentada. Ensino. Aprendizagem.
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) se encontram cada vez
mais presentes em nosso cotidiano, podendo ser definidas como a área que utiliza as
ferramentas tecnológicas digitais a fim de facilitar a comunicação com um determinado
público. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo investigar se o aplicativo de
Realidade Aumentada Sophus pode ser uma ferramenta educacional propositiva para o
ensino e aprendizagem para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental II. A
pesquisa se deu nas três turmas de 9º (nono) ano da Escola Municipal Monsenhor
Alves Júlio Bezerra, localizada na Comunidade Rural de Nova Esperança, uma escola
do campo do município do Assú/RN. Como base teórica do nosso trabalho, adotamos
autores/as como: Fernandes e Molina, que discutem sobre a Educação do Campo e
que, no nosso texto, contribuíram com os conceitos de Educação do Campo e
educação rural, no qual realizamos uma breve discussão sobre a distinção das
mesmas; Souza e Camargo, que discutem sobre o Corpo Humano, contribuindo para
conceituarmos o corpo, não apenas como fator biológico, mas também como um corpo
constituído pelos espaços sociais que os/as indivíduos/as frequentam; Kirner e Kirner,
discutem sobre as TDICs, especialmente a Realidade Virtual – RV e a Realidade
Aumentada – RA; Marconi e Lakatos, embasaram a discussão sobre pesquisa de
campo. Como recurso metodológico realizamos pesquisa de campo, pesquisa
bibliográfica e pesquisa-ação. Além da pesquisa documental nas secretarias municipal
e estadual de educação, adotamos como ferramenta de coleta de dados o questionário
e a observação participante, a fim identificar os conhecimentos dos/as estudantes sobre
as Tecnologias, TICs, TDICs e RA. Aplicamos questionários específicos sobre Sistema
Respiratório, Sistemas Ósseo e Muscular e Sistema Sensorial, um em cada uma das
turmas participantes da pesquisa. Usamos de sequências didáticas baseadas no
método de ensino tradicional e sequências didáticas baseadas no uso da TDIC
Smartphone. Chegamos à conclusão de que as TDICs, especificamente o aplicativo de
Ra Sophus, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, uma
vez que a partir da utilização dele nas turmas mencionadas pudemos perceber que
os/as estudantes tiveram um melhor desempenho, tanto na interação durante as aulas
quanto nas atividades de aprendizagem.