GESTÃO DEMOCRÁTICA E AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE HISTÓRICA DA ESAM/UFERSA.
GESTÃO DEMOCRÁTICA; AUTONOMIA UNIVERSITARIA; GÊNERO.
A promulgação da Constituição de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional em 1996, estabeleceram a gestão democrática e a autonomia universitária
como os pilares da gestão do ensino superior do país. No entanto, as bases legais não
são garantia plena da consecução destes princípios nos espaços universitários, sendo
estas, fruto de uma luta permanente e cotidiana dos membros da comunidade
acadêmica. Nesta esteira, este estudo se propõe a analisar historicamente, por meio
de uma pesquisa qualitativa, a experiência da gestão democrática e da autonomia
universitária da ESAM/UFERSA, - Universidade Federal localizada no semi-árido
potiguar. A partir da pesquisa documental em acervos da referida universidade,
entrevista semi estruturada com funcionários/as com mais tempo de atividade e ainda
em atuação, objetivamos identificar e catalogar os documentos institucionais que
tragam as ferramentas e procedimentos que possuem como objeto a implantação da
gestão democrática nos seus espaços de decisão, além de analisar como se constituiu
a participação feminina nesse processo. Sobre gestão democrática e autonomia
universitária, dialogamos especialmente com os/as autores/as DURHAM (2005);
RIBEIRO (2017) e WANDERLEY (1987), no tocante as discussões sobre gênero e
participação feminina nos concentramos nas discussões de COSTA (1998), SALOMÃO
(2010) e SCOTT (1990).