Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYRA NIRELLY JÁCOME DE ARAÚJO

DISCENTE: LAYRA NIRELLY JÁCOME DE ARAÚJO
DATA: 02/08/2019
LOCAL: PROPPG

APARELHO PORTÁTIL DE BAIXO CUSTO PARA AUXÍLIO DIDÁTICO NA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR: ESTUDO DE VALIDAÇÃO

Tecnologia; Dispositivos vestíveis; Ensino; Ressuscitação cardiopulmonar.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As tecnologias e suas aplicabilidades exercem influência direta na formulação de novas estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem na área da saúde. Os sistemas inteligentes wearable, ou tecnologias vestíveis se tornaram importantes aliados de profissionais na promoção e cuidado em saúde, além de constituírem um recurso educacional eficaz em atividades de simulação prática no ambiente acadêmico. Nesta perspectiva, criou-se o aparelho portátil de baixo custo na forma de pulseira para auxílio didático na manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com a finalidade orientar docentes e estudantes, por meio de linguagens táteis e visuais, para manutenção do ritmo e frequência durante o atendimento em primeiros socorros. Considerando a necessidade de se identificar suas potencialidades e limitações, o presente estudo tem como objetivo validar o aparelho portátil de auxílio didático (Wearable) para RCP voltado ao processo ensino-aprendizagem de profissionais de saúde. Tratar-se-á de uma pesquisa metodológica de abordagem quantitativa e qualitativa a ser realizado no município de Mossoró/RN, em duas etapas: na primeira será realizada a validação junto a um grupo de profissionais de saúde e pesquisadores ligados à área de cardiologia e urgência e emergência locais (enfermeiros, médicos e outros); a segunda etapa a validação acontecerá junto ao público-alvo – pesquisadores, docentes e discentes da área de saúde de instituições públicas de ensino. Para seleção dos participantes, adotar-se-á amostragem aleatória, seguindo-se os critérios: ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes, ser profissional ou docente da área de saúde com mínimo cinco anos de experiência na área de cardiologia e/ou urgência e emergência. E, amostragem por cota na seleção do público-alvo, seguindo os critérios: a) docentes (ser docente da área de saúde, ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes, titulação mínima de mestrado e cinco anos ou mais de magistério do ensino superior); b) discentes (ser discente da área de saúde, maiores de 18 anos, regularmente matriculado em instituição pública de ensino). Nas duas etapas de validação, os participantes irão realizar a manobra de RCP em simuladores, primeiramente sem o auxílio do aparelho; em seguida utilizarão o aparelho em simuladores, e por fim, responderão a um questionário avaliativo. O tratamento dos dados quantitativos se dará a partir de estatística descritiva; e, dos dados qualitativos, pela técnica de análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Menciona-se que após as etapas de validação, as sugestões serão avaliadas e efetuados possíveis ajustes do aparelho, até se chegar numa versão final para uso. Por se tratar de uma pesquisa envolvendo seres humanos, o projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Externo à Instituição - ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO - UERN
Presidente - 1920159 - JOAO MARIO PESSOA JUNIOR