NO OÁSIS DO SERTÃO AS PROMESSAS DA NOVA ERA: UM OLHAR SOBRE OS IMPACTOS DO AGRONEGÓCIO PARA AS POPULAÇÕES DO CAMPO NAS REGIÕES DE APODI-RN (2016-2019).
Agronegócio. Fruticultura irrigada. Relações de trabalho. Meio ambiente.
A prática da agricultura tem modificado a natureza. As relações entre o meio ambiente e as pessoas têm vivido transformações constantes, notadamente a partir do processo conhecido como a “modernização da agricultura”. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo investigar: Quais as implicações da expansão do agronegócio para algumas comunidades rurais da cidade de Apodi-RN? Para a coleta de dados, usaremos como metodologia a revisão bibliográfica, no qual dialogaremos com alguns autores, a exemplo de: Rigotto (2016), Fleury (2010), Delgado (2012), dentre outros. Além de pesquisa de campo no hospital de Apodi, a realização de entrevistas
semiestruturadas com ex-funcionarios/as das empresas de fruticultura irrigada. Em seguida será feita a tabulação dos dados para a construção do trabalho final. Como resultados, esperamos identificar: a) o uso da terra e os impactos sobre a saúde das pessoas envolvidas com o agronegócio; b) as relações sociais de trabalho estabelecidas em empresas localizadas no meio campesino da região pesquisada; c) as transformações ambientais provocadas pela fruticultura irrigada presente na região.