Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLAN JUNIOR SILVA RODRIGUES

DISCENTE: ALLAN JUNIOR SILVA RODRIGUES
DATA: 31/07/2019
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DO CENTRO DE ENGENHARIAS (LESTE)

CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: USO DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS HÍDRICAS
EM OURO BRANCO-AL.

P1MC. Convivência com a seca. Aspectos socioambientais.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Na região onde predomina o clima semiárido no Brasil, as políticas públicas de convivência com a seca assumem significativa relevância, na perspectiva da apropriação do conhecimento e aplicação de tecnologias adaptadas ao local. Dentre essas possibilidades, as Tecnologias Sociais Hídricas – TSHs são essenciais, sobretudo nas áreas rurais que possuem escassez de água, em função do ciclo natural das secas. Nas áreas de clima semiárido, no interior dos estados nordestinos e no Norte de Minas Gerais, o cenário de hidrografia pobre tem sido palco de experiências exitosas, como o desenvolvimento do Programa Um Milhão de Cisternas – P1MC, que tem contribuído para o aumento da qualidade de vida. Contudo, poucas pesquisas destacam a efetividade destes resultados, a gestão e a manutenção dessas cisternas, bem como de outras TSHs implementadas. O Estado de Alagoas, tem parte significativa de seu território com predominância do clima semiárido e dentre os municípios com essa característica, Ouro Branco se destaca como uma das cidades onde o P1MC foi implantado e possivelmente outras tecnologias desenvolvidas localmente. Assim, esse trabalho terá como objetivo, analisar a contribuição das Tecnologias Sociais Hídricas para a convivência com a seca no município de Ouro Branco – AL. A metodologia se caracteriza como quali-quantitativa. Os procedimentos de coleta de informações constarão de quatro etapas: 1 – Levantamento documental e bibliográfico; 2 – Diagnóstico, por meio de visitas de reconhecimento das comunidades, planejamento de trabalho, registros fotográficos e acordos com lideranças das comunidades; 3 – Observação e coleta: visitas às famílias, observação das tecnologias hídricas implantadas (seu uso e manutenção) por meio da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas em escala likert, com posterior verificação de normalidade, homogeneidade e confiabilidade. Os posts tests serão feitos levando em consideração a natureza dos dados; e 4 – Entrevistas semi-estruturadas: acompanhadas de registro de discursos que sejam julgados como relevantes para a temática pesquisada, com lideranças locais, organizações não-governamentais e representates de instituições públicas. Como resultados esperados, a pesquisa subsidiará a compreesão da importância das TSHs na qualidade de vida das pessoas residentes no semiárido alagoano e a proposições de ações de políticas públicas de convivência socioambiental com a seca.

Presidente - 1802972 - ALAN MARTINS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1750073 - BRENO BARROS TELLES DO CARMO