Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA KELLY GOMES GIRÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA KELLY GOMES GIRÃO
DATA: 29/07/2019
LOCAL: Sala 24 da PROPPG

CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA E PEDAGOGIA TRABALHANDO PARA A INCLUSÃO.

Autismo; Inclusão escolar; Psicologia; Educação.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente trabalho vem sendo delineado a partir do aprofundamento dos estudos realizados pela pesquisadora sobre autismo e as formas de pensar a inclusão destas crianças no seio escolar. A pesquisa se constrói em perspectiva transdisciplinar e coloca em relação mais diretamente a psicologia e a pedagogia, a fim de buscarmos novas formas de lidar com a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista nas escolas. O propósito é contribuir com saberes e conhecimentos de modo a subsidiar experiências em que estas crianças no meio educacional não estejam adaptadas ou apenas integradas, mas que as práticas promovam um ambiente acolhedor e construtivo para as aprendizagens e o cuidado na experiências de crianças, respeitando as diversas formas de ser e interagir, enfim, as diferenças. Buscaremos entender como a psicologia e pedagogia juntas no ambiente escolar poderão promover a inclusão de crianças autistas. Esta busca se dará através de uma pesquisa qualitativa, na forma da pesquisa intervenção e com o emprego de autonarrativas tecidas pelos profissionais participantes. O cenário de realização será o institucional, à saber, a escola municipal que apresente uma alta demanda de alunos com diagnóstico de autismo e possuir sala de recursos multifuncionais ativa e localizar-se no município de Morada Nova – Ceará. Os participantes serão professores da base regular e AEE que estejam envolvidos na experiência educativa com crianças autistas. Ao buscar formas de aproximação e caminhos de pesquisa, optamos por contar com a organização de rodas de conversas, nas quais observaremos as recorrências e as diferenças que emergem no movimento da cognição inventiva em que os participantes poderão tecer e aproximar autonarrativas de modo a compor redes de conversações no transcurso da experiência da pesquisa. Como resultados pretendo construir com os participantes da pesquisa uma reflexão que nos permita distinguir a sabedoria e o conhecimento já envolvidos no próprio fazer, de modo a ampliar o entendimento sobre como a psicologia no encontro com a pedagogia pode favorecer a experiência da aprendizagem e do cuidado de crianças com transtorno do espectro autista na escola.

Presidente - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
Externo à Instituição - DEISE JULIANA FRANCISCO - UFAL