Banca de DEFESA: JORDANYA REGINALDO HENRIQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORDANYA REGINALDO HENRIQUE
DATA: 31/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 22 , PROPPG
TÍTULO:

A ATENÇÃO A SI E AO OUTRO NA EXPERIÊNCIA DE CRIANÇAS AUTISTAS COM OS JOGOS K-HUNTERS E AVENTURA ESPACIAL


PALAVRAS-CHAVES:

 Processos da atenção, Transtorno de Espectro Autista, Saúde Mental, Jogos Digitais.


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa buscou analisar como as crianças com transtorno de espectro autista atualizam modos de atenção a si e as formas de interação na experiência direta em que brincam com o jogo k-Hunters e o jogo aventura espacial. Buscamos, na experiência, compreender os modos de interação dos sujeitos com TEA que são atendidos em ambientes de saúde mental. A pesquisa que desenvolvemos é de natureza qualitativa, na forma da pesquisa-intervenção. O contexto da experiência envolveu crianças que são clientes do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) localizado na cidade de Mossoró-RN e seus familiares. Participaram da pesquisa 2 crianças autistas que fazem acompanhamento no CAPSi e integram o Programa Oficinando em Rede de Mossoró e os familiares das mesmas. Empregamos a metodologia em primeira pessoa inspirada em Francisco Varela (2011) e Nize Pellanda (2015) e os procedimentos metodológicos envolvem a organização com acompanhamento de oficinas de jogos e a análise de autonarrativas a partir da escuta dos participantes. Em relação ao acompanhamento dos movimentos da cognição inventiva referidos aos modos de atentar e a si e ao outro, utilizamos as pistas do método cartográfico, que norteou a análise na pesquisa. Como instrumentos de construção da pesquisa, destacamos: o diário de bordo da pesquisadora, o fazer direto da pesquisadora e colaboradores da pesquisa com o emprego dos jogos KHUNTERS e Aventura Espacial, acompanhados da transcrição de autonarrativas gravadas nos encontros com familiares e nos encontros com as crianças, Como resultados, destacamos que as oficinas, enquanto ferramenta de pesquisa possibilitou a construção de uma experiência que facilitou espaços de interação e comunicação com os sujeitos da pesquisa. Pudemos observar nas ações das crianças a atualização de processos cognitivos e de subjetivação, modos singulares de interagir e aprender, Durante o emprego dos jogos nas oficinas, pudemos compreender que práticas de aprendizagem e cuidados potencializam modos de interagir no percurso e convivência com sujeitos que apresentam o transtorno de espectro autista. A narrativa dos pais possibilitou a compreensão da relevância do Programa Oficinando em Rede na construção de espaços de vivências que oportunizam as crianças modulações nos modos de interagir e comunicar-se.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Interno - 1920159 - JOAO MARIO PESSOA JUNIOR
Presidente - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
Externo à Instituição - LUCIANA VIEIRA CALIMAN - UFES
Notícia cadastrada em: 10/07/2019 10:17
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