Banca de DEFESA: ADRIANO LUCENA DE GOIS

DATA: 11/07/2019
LOCAL: Sala 21 do Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação

O PENSAR E O FAZER DO PEDAGOGO NO CAPS

Pedagogia. Saúde Mental. CAPS.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este trabalho é uma dissertação de mestrado e trata-se de uma pesquisa que aborda o fazer do pedagogo no seu dia a dia no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O pedagogo por muito tempo foi um profissional formado para trabalhar nos processos educativos existentes dentro da escola. Mas, essa realidade vem mudando e hoje se tem vários campos de atuação dentro e fora da escola, sendo um deles a saúde mental e
atenção psicossocial. Dessa forma, traçou-se como objetivo geral analisar a atividade desenvolvida pelo pedagogo no CAPS em cidades do estado do Rio Grande do Norte. E, como objetivos específicos mapear as atividades desenvolvidas pelo pedagogo em CAPS potiguares; Analisar como o pedagogo se percebe como profissional na atenção psicossocial. E ainda investigar a trajetória de vidas das participantes da pesquisa até sua chegada ao CAPS. Foram usados métodos da pesquisa qualitativa, com produção de dados através de uma entrevista com roteiro semiestruturado, na qual os participantes da pesquisa foram indagados sobre seu trabalho. Este momento de entrevista se deu em dois momentos um que partia para a subjetividade das pedagogas e outro que abordava aspectos dos seus fazeres no CAPS. Foram participantes da pesquisa duas pedagogas que atuam na atenção psicossocial em CAPS do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa baseia-se nas teorias de diferentes autores que compõe os campos da saúde mental, da educação, da relação educação e saúde, dos fazeres do pedagogo em espaço não escolares. Os resultados apontam para as muitas e podem-se dizer importantes atividades desenvolvidas pelo pedagogo no CAPS, como oficinas de pintura, inserção e estimulação ao processo de Ensino e de Aprendizagem, dentre outras. Ainda que o pedagogo enfrenta uma série de dificuldades frente à efetivação de seus fazeres na saúde mental. A pouca estruturação dos CAPS se constituem como um empecilho, ou dificultador das práticas deste profissional. Apesar da pouca formação direcionada para o campo psicossocial o que faz hoje o pedagogo nos CAPS potiguares tem sido relevante frente a necessidade dos sujeitos em sofrimento psíquico. Através do momento de coleta de dados se foi possível perceber que as pedagogas percebem seu trabalho como significativo no que se refere a fazeres em saúde mental não só no CAPS, mas como parte integrante da rede de atenção psicossocial do Rio Grande do Norte.

Presidente - 553.634.740-34 - DEISE JULIANA FRANCISCO - UFAL
Externo à Instituição - JÚLIO RIBEIRO SOARES - UFRN