Banca de DEFESA: EMANUELLA RODRIGUES VERAS DA COSTA PAIVA

DISCENTE: EMANUELLA RODRIGUES VERAS DA COSTA PAIVA
DATA: 15/03/2019
LOCAL: Prédio da PROPPG - UFERSA

A TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PARÂMETROS CURRICULARES E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NO CURSO DE FÍSICA DA UERN CÂMPUS CENTRAL, MOSSORÓ/RN

tema transversal, aspectos pedagógicos, educação e sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Por meio da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, a educação ambiental deve ser desenvolvida em todos os níveis de ensino, como prática educativa integrada, contínua, permanente e de forma transversal e interdisciplinar. Na educação superior, a temática ambiental possibilita fomentar aspectos relacionados à cidadania, sustentabilidade e a responsabilidade profissional com a preservação ambiental. Contudo, na literatura, não existe uma receita específica para abordar questões ambientais em cursos de graduação, que atenda o que preconiza a o PNEA e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, o que caracteriza um desafio, que requer projetos pedagógicos coerentes com esse propósito e a capacitação de professores. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo, analisar a abordagem da Educação Ambiental na Licenciatura em Física, Câmpus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, em Mossoró-RN. Como procedimentos metodológicos foram adotadas técnicas quali-quantitativas. Foi realizada investigação nos documentos institucionais: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, Projeto Pedagógico Institucional – PPI, Projeto Pedagógico do Curso – PPC e outros documentos pertinentes relativos aos procedimentos pedagógicos no âmbito do curso. Nos aspectos legais, foram analisadas a PNEA e as Diretrizes Nacionais Curriculares – DCNs para o curso de Física, dentre outras normativas. Ainda, foi feito um levantamento minucioso de dados referentes aos projetos e atividades de pesquisa e extensão para verificar a transversalidade da temática ambiental nessas ações. A análise quantitativa constou da aplicação e análise de um questionário estruturado com perguntas fechadas em escala Likert e questões abertas, com 100% dos professores do curso. A temática educação ambiental está presente nos documentos formais da UERN e do curso de física, de forma coerente ao que preconiza a legislação. Com efeito, nas ações de ensino, pesquisa e extensão, não se verificam ações sistemáticas da abordagem transversal e permanente. O corpo docente reconhece a necessidade da efetivação da proposta pedagógica quanto à educação ambiental, mas a prática pedagógica dos professores, com frequência são fortemente direcionadas para suas áreas de formação stricto sensu. O reconhecimento da importância da proposta pedagógica por parte dos professores, que se verificou nesta pesquisa, pode ser o caminho para que a práxis em sala de aula venha a refletir diretamente na formação acadêmica dos estudantes da licenciatura em física da UERN. A formação continuada de docentes, o acompanhamento, a avaliação e a meta-avaliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão são estratégias importantes na efetivação da educação ambiental como tema transversal e permanente.

Presidente - 1802972 - ALAN MARTINS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EDSON VICENTE DA SILVA - UFC