Banca de QUALIFICAÇÃO: RICHARD FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICHARD FERNANDES
DATA: 20/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Prédio da PROPPG
TÍTULO:

A experiência com a robótica educacional em uma escola pública de Mossoró: um estudo fenomenológico sobre as contribuições educacionais geradas no processo de ensino aprendizagem.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino-aprendizagem. Robótica. Robótica educacional. Construcionismo.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A robótica, como ciência, nas últimas décadas, passou a transpassar suas fronteiras para construir robôs para serem aplicados em diferentes áreas do conhecimento, como: na saúde, educação, e no âmbito industrial (MARTINS, 2006). Para tanto, somente no fim da década de 1960 é que essa tecnologia digital passou a ser incorporada pelo campo da educação com as ideias evolucionaria desenvolvidas pelo matemático Seymour Papert no ambiente do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) (PAPERT, 1994). De certa forma, é com esse proeminente pesquisador norte-americano que a robótica educacional emergia como uma nova ferramenta de ensinoaprendizagem para ser usada pelo professor em sala de aula com os educandos. Dialogando com o construtivismo reverberado por Piaget, a robótica educacional propõe que os educandos sejam na sala de aula criadores ativos de suas estruturas cognitivas ao invés de meros consumidores passivos de conhecimento, como decorre no ensino tradicional. Neste caso, ao laçar mão de Kits comerciais robóticos ou da robótica livre
(sucata), os educandos podem desenvolver certas habilidades e competências, como: raciocínio logico em conjunto com outros discentes, maior interação com os professores de diferentes disciplinas, superação de desafios, exploração de conceitos de eletrônica, engenharia e informática (ZILLI, 2004). De fato, dada à importância que a robótica educacional vem adquirindo no âmbito escolar, principalmente por oportunizar um
ambiente rico em oportunidades e aprendizagens para os alunos, podemos, assim, averiguar, a partir dos pressupostos epistemológicos do construtivismo e do construcionismo que essa tecnologia digital tornou-se, atualmente, um atrativo a mais para os educandos vivenciar no ambiente das instituições educativas metodologias de ensino ativas em que os aprendizes deixam de serem sujeitos passivos para torna-se
atores sociais ativos e protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem. Evidencia-se que essa ação-ativa-reflexiva pode decorrer no momento em que os alunos passam a construir e, por sua vez, a programar através de um computador seus robôs para exercer/superar determinadas atividades/obstáculos que o professor possa ter planejada para ser executado na sua aula de robótica educacional. Diante destes pressupostos, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo analisar as contribuições proporcionadas pela robótica educacional ao processo de ensinoaprendizagem dos educandos da escola Municipal Rotary no município de Mossoró. Como procedimento metodológico, utilizaremos os pressupostos teórico e metodológico
do método de pesquisa fenomenologia de Edmund Husserl. Como técnicas de coleta de dados, o presente estudo fenomenológico, a ser realizado na escola Municipal Rotary, no município de Mossoró, irá utilizar entrevista oral padrão-semiestruturada, observação sistemática e um questionário com perguntas semiestruturadas. Enfim, como a pesquisa está em andamento, os resultados e as constituições serão divulgados após a conclusão desta pesquisa, com previsão de ser finalizada no primeiro semestre de
2019.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1582415 - ALEX SANDRO COITINHO SANT ANA
Interno - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
Externo ao Programa - 1566120 - SILVIO ROBERTO FERNANDES DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 06/07/2018 12:06
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