ENTRE TELAS E LETRAS: A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino. Aprendizagem.
A presente pesquisa surgiu na cidade do Assú-RN quando foi dado início a pesquisa para trabalho de conclusão de curso em Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus-Angicos-RN. A partir dessa pesquisa inicial, percebemos que hoje é possível as escolas caminharem lado a lado às Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s. A Atual pesquisa busca responder a seguinte problemática: Como os processos de ensino e aprendizagem se relacionam com as TICs em escolas públicas do município de Assú-RN? Em consonância com a problemática, delineamos os seguintes objetivos: (i) investigar as práticas pedagógicas dos/as docentes em seu diálogo com as TICs; (ii) analisar a relação dos/as estudantes com
as TICs no processo de ensino e aprendizagem; (iii) discutir as práticas da gestão escolar quanto a possibilidade de inserção das TICs no contexto escolar. Teoricamente dialogamos com autores/as como Moran, Sampaio e Leite, Nascimento, Sancho, entre outros, por acreditarmos que seus trabalhos dialogam com nossa pesquisa no que diz respeito às discussões sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação em suas relações com os
processos de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, iremos realizar pesquisa qualitativa, com entrevista semiestruturada e a observação participante, e para tal dialogamos com autores/as como Marconi e Lakatos, Triviños, Gonsalves. Como possíveis resultados, acreditamos encontrar as Tecnologias da Informação e Comunicação no nosso campo de pesquisa. Todavia, reconhecemos que o potencial das TIC’s no processo de
ensino e aprendizagem pode ainda ser pouco perceptível ou explorado por docentes, gestores/as, e estudantes.