A ATENÇÃO A SI E AO OUTRO NA EXPERIÊNCIA DE CRIANÇAS AUTISTAS COM O JOGO K-HUNTERS.
Processos da atenção, autismo, saúde mental, jogo digital.
Este trabalho vem sendo tecido a partir do desejo de analisar como as crianças autistas atualizam modos de atenção a si e a interação na experiência direta em que brincam com o jogo k-Hunters. Considerando a relevância em compreender os modos de interação dos sujeitos que são atendidos em ambientes de saúde mental. A pesquisa que vamos desenvolver é de natureza qualitativa na forma da pesquisa-intervenção em
primeira pessoa, utilizando oficinas de jogos e a análise de autonarrativas a partir da escuta dos participantes. Utilizaremos de alguns pressupostos do método cartográfico como norteador deste processo. A pesquisa será realizada no CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) localizado na cidade de Mossoró-RN. Participarão da pesquisa 2 crianças autistas que fazem acompanhamento no CAPSi e integram o Programa Oficinando em
Rede; os familiares das mesmas crianças e os profissionais do CAPSi que acompanham as mesmas nas oficinas. Como instrumentos de construção da pesquisa, destacam-se o diário de bordo da pesquisadora, a transcrição de autonarrativas gravadas nos encontros com familiares e com as crianças e o emprego do jogo K-HUNTERS. Oficinas se colocam como ferramenta de pesquisa, ao possibilitar a construção de uma experiência que favorece a atualizam de processos cognitivos, processos de subjetivação, aprendizagem e cuidados no percurso e convivência com sujeitos autistas. A escuta das crianças e dos familiares ou responsáveis constitui método, em que a pesquisadora se propõe a aprendizagem da escuta sensível em que distinguimos modos de fazer, conhecer e viver.