ELABORAÇÃO DE MODELO CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES SURDOS, INTÉRPRETES E PROFESSORES.
Surdos; Intérpretes, Professores; Modelo Conceitual.
Diversos fatores influenciam no aprendizado do aluno surdo, sendo a Libras um elemento fundamental para o aprendizado. A Língua Brasileira de Sinais é a língua de instrução e de comunicação desses alunos. A utilização de recursos visuais na educação de surdos é extremamente relevante para o aprendizado, ajudando na interpretação e dedução do significado. Entretanto, devido à deficiência de haver material em língua de sinais nas disciplinas, os estudantes ficam à margem do processo de aprendizagem, uma vez que os tradutores ou intérpretes de Língua de
Sinais (TILS) precisam compreender a disciplina e ministrá-la juntamente com os professores. Diante do exposto, a pesquisa buscará analisar as necessidades demandadas pelos intérpretes para a tradução de expressões em domínios específicos nas disciplinas ministradas; e quais as demandas dos estudantes surdos para acompanhar as aulas ministradas em turmas de estudantes surdos e estudantes ouvintes. Baseado na análise, será proposto um um modelo conceitual de ferramenta para ampliar o vocabulário de conteúdos de domínios específicos, de modo a ser utilizado por interpretes/professores e estudantes surdos em suas práticas de ensinoaprendizagem.