Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO LUCENA DE GOIS

DISCENTE: ADRIANO LUCENA DE GOIS
DATA: 31/07/2018
LOCAL: PROPPG

UMA PEDAGOGIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA: O FAZER PEDAGÓGICO NOS CAPS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Pedagogia. Saúde Mental. CAPS.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este trabalho é uma proposta de dissertação de mestrado e trata-se de uma pesquisa que aborda o fazer do pedagogo no seu dia a dia, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O pedagogo por muito tempo foi um profissional formado para trabalhar nos processos educativos existentes dentro da escola. Mas, essa realidade vem mudando e hoje se tem vários campos de atuação dentro e fora da escola, e um deles é a saúde
mental e atenção psicossocial. Dessa forma, traçou-se como objetivos investigar qual o papel do pedagogo no CAPS no estado do Rio Grande do Norte, atentando para o fazer pedagógico no dia a dia da instituição. Assim como investigar qual o fazer do pedagogo em CAPS situados no RN; analisar a formação do pedagogo para tal prática profissional. O estudo partiu de um levantamento de leituras relacionadas à temática discutida a fim de um melhor aprofundamento. Serão usados métodos predominantes da pesquisa qualitativa. Para isso, serão coletados dados através de dois momentos: uma entrevista com roteiro semiestruturado, onde os sujeitos pesquisados serão indagados, e suas respostas abrirão o diálogo para outras perguntas; e também se aplicará o método de instrução ao sósia, um método de Yves Clot, contido dentro da clínica da atividade, onde acontecerá uma confrontação entre o que diz e faz o pedagogo dentro desta instituição. Serão sujeitos de pesquisa todos os pedagogos que atuam na atenção psicossocial, mais precisamente nos CAPS do Estado do Rio Grande do Norte. Neste sentido, discorre-se que discutir a atuação do pedagogo na saúde mental nos CAPS RN é importante tanto para crescimento dentro da ciência, na condição de sujeito que estuda como pelo fato de ser um campo de possível atuação. Vale salientar que o pedagogo não tem uma formação especifica para atuação em saúde mental, esse ponto foi um dos altos que levou a optar por essa problemática, e perceber que esse profissional, ainda com formação especifica, atua e desenvolve diferentes funções e ações no seu dia a dia.

Presidente - 553.634.740-34 - DEISE JULIANA FRANCISCO - UFAL
Externo à Instituição - JÚLIO RIBEIRO SOARES - UERN