A PEDAGOGIA NO CAPSI: construindo práticas de cuidado e aprendizagem.
PEDAGOGIA - PRATICAS DE CUIDADO - APRENDIZAGEM.
A pesquisa intitulada A PEDAGOGIA NO CAPSi: construindo práticas de cuidado e aprendizagem pretende analisar como o/a pedagogo/a do CAPSi atualiza suas práticas de cuidado e aprendizagem no transcurso de uma experiência de composição de autonarrativas sobre o próprio fazer. No CAPSi - Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência, o pedagogo reconstrói sua experiência e passa a interagir com diferentes profissionais que atendem crianças ou adolescentes com TEA – transtorno do espectro autista, depressão, deficiência intelectual, paralisia cerebral, entre outras. O quadro teórico para a análise é construído com base nos estudos existentes sobre a pedagogia nos centros de atenção psicossocial, a metodologia em primeira pessoa e a perspectiva da enação e da autopoiése como ferramentas para pensar sobre como vamos reconfigurando a experiência e a ação sobre si mesmo. Buscamos como a pedagogia presente em um ambiente de saúde mental pode favorecer a construção de metodologias para melhorar a qualidade de vida dos sujeitos atendidos através da interação que envolve processos de conexão consigo mesmo e a convivência com o outro, potencializando o processo da aprendizagem e as práticas de cuidado necessários na vida humana.