FACEBOOK: AS PUBLICAÇÕES DE “AMIGOS VIRTUAIS” COMO ATIVADORES DO CONSUMO DE USUÁRIOS.
Publicações; Redes Sociais Digitais; Facebook; Ativação do Consumo; Comportamento do Consumidor.
A pesquisa está centrada nas publicações de amigos virtuais do Facebook como ativadores do consumo dos usuários, visto que o conhecimento partilhado online nas redes sociais de amigos, seja por texto, foto ou vídeo, possui valor acrescentado. É importante destacar ainda que, as recomendações de consumo, bem como a preferência por determinado produto, serviço e marca divulgada via mensagens mediadas pelas redes de relacionamentos têm efeitos significativos nos julgamentos e sobre uma possível decisão de compra de outros usuários (DI PIETRO; PANTANO, 2012). Embora seja um assunto do cotidiano da sociedade contemporânea, observa-se que os estudos sobre a temática estão na fase inicial, identificando-se a necessidade de compreender como ocorre a influência e quais os efeitos das publicações do Facebook no comportamento e ativação do consumo dos usuários que visualizam as indicações de seus amigos.