Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTHIANE MARQUES DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTHIANE MARQUES DE FREITAS
DATA: 18/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: PROPPG - Sala 24
TÍTULO:

REDES DE SABERES EM EDUCAÇÃO E SAÚDE MENTAL: encontro de professores com as tecnologias na promoção de modos de aprender e cuidar.


PALAVRAS-CHAVES:

Percurso Comentado. Tecnologias. Educação Inclusiva. Saúde mental. Cognição inventiva.


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A pesquisa discute a atualização de modos de serfazersentirconhecer de professores das redes de educação e de saúde mental através de uma experiência de oficinas de formação que integram tecnologias. A possibilidade de conectar esta rede nos direcionou à observação do percurso inicial de aproximação da experiência educativa nos seguintes contextos: nas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE; nos encontros de formação continuada promovidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM; e, por último, na experiência em saúde mental promovida nas oficinas do Programa Rede de Oficinandos na Saúde, realizadas no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e da Adolescência CAPSi. O objetivo da pesquisa é compreender como os professores do AEE, NTM e CAPSi atualizam modos de compor a rede que envolve aprendizagem e
cuidado de crianças e jovens com transtornos de desenvolvimento na experiência de oficinas com integração de tecnologias leves, levesduras e duras. Destaco alguns autores que contribuirão nesta produção e construção de saberes: Maturana e Varela (2011), Maturana (2006), Pellanda (2009), Kastrup (2004), Freitas (2011, 2016), Simondon (1989) e Merhy (2005). No que tange à metodologia, o presente projeto de pesquisa é de natureza
qualitativa, com delineamento na pesquisa intervenção e na metodologia do percurso comentado, para compreender o trajeto de atualização dos modos de acoplamento com as tecnologias, inventando formas de cuidar e aprender. A experiência em oficinas desenvolver-se-á com professores da educação e saúde mental na interação e invenção com as tecnologias. Teremos uma produção coletiva, processos de conhecimento subjetividade e de construção autopoiética, onde os professores poderão viver experiências de construção singular e coletiva. No desenvolvimento das oficinas, o pesquisador proporcionará aos professores encontros em uma rede de conversações e interação com cenários interativos suportados por tecnologias informáticas. Trabalharemos com a escrita de autonarrativas, discussões em fóruns, diários de campo, documentação visual e auditiva de vídeos e imagens fotografadas, para buscar compreender a complexidade dos processos
envolvidos neste movimento dos sujeitos no “espaço entre” as instituições Educação e Saúde Mental. Como resultado desta pesquisa, procuraremos explicar como acontecem as experiências narradas na percepção de uma produção inventiva, construída na atualização dos modos de operar e inventar mundos possíveis, subjetividades e formas de exercício de autoria no percurso inventivo com as tecnologias.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLÁUDIA RODRIGUES DE FREITAS - UFRGS
Interno - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Presidente - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
Externo à Instituição - NIZE MARIA CAMPOS PELLANDA - UNISC
Notícia cadastrada em: 07/07/2017 08:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03